Paz e Bem!
Hoje é quinta-feira, dia de #tbt, por isso vamos relembrar o último dia 30 de maio, quando o Convento recebeu um evento marcante e que certamente entrou para a história. O VII Encontro Estadual do Terço dos Homens foi diferente, criativo, interativo e virtual. Assim como a Festa da Penha foi histórica, não só pela longevidade dos festejos de 450 anos, mas pelo formato digital, sem a presença do público, em função da pandemia do coronavírus que exigiu de todos isolamento social solidário, o encontro dos homens do terço também precisou se reinventar, adaptando-se a realidade que vivemos.
Aproveitando, temos a satisfação de convidar novamente os tercistas para o encontro mensal do Terço dos Homens no Convento. Num outro formato de encontro, a Coordenação Estadual do Terço dos Homens vai realizar mensalmente o Encontro do Terço dos Homens no Convento, a recitação dos mistérios do terço ao vivo, pelas redes sociais do Convento, todos os meses. Neste mês de novembro, a reza do Terço vai acontecer no próximo sábado (28/11), a partir das 16h30, direto do Convento.
Esta edição da oração do Terço ocorre na Festa de Nossa Senhora das Graças (dia 27, quando Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré) e por isso terá presença de devotos das Paróquias Nossa Senhora das Graças de Itaparica (Vila Velha) e Jucutuquara (Vitória).
Voltando ao VII Encontro… Uma grande rede de comunicação se formou afim de ampliar a abrangência do evento, inclusive para outras regiões do Espírito Santo e até para outros estados. A Celebração foi transmitida pelas redes sociais do Convento, pelas Rádios América-ES 91,1 FM, Espírito Santo 1.160 AM e Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim 95,7 FM; e também pela TV Educativa-ES, canal 2.1 aberto.
No Campinho do Convento a festa foi bonita e emocionante, isso porque a coordenação estadual do Terço dos Homens organizou a participação de coordenadores locais, municipais, paroquiais e de grupos de terço de todo o Estado, para que eles pudessem participar aos pés do Convento porém dentro dos veículos evitando assim o contato e a aglomeração. Os organizadores posicionaram os carros com 1,5m de distância de um automóvel para o outro, para não correr nenhum risco. Com isso, uma forma inteligente, criativa de louvar a Mãe Santíssima da Penha, foi buzinar. Em vários momentos eles homenagearam a Virgem das Alegrias buzinando. Além disso, dentro dos carros eles participaram da Comunhão, do Ofertório e da reza do Terço.
A animação dos cânticos ficou por conta do grupo de homens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Praia da Costa, Vila Velha-ES; Eles começaram os cantos às 14h10, com participação do pároco, o Padre Anderson Gomes. Ele conduziu a reza do Terço que teve início às 14h30.
“É bom estar na presença do Senhor, formamos a família de Deus. É bom estar com você, unidos nesta prece. O encontro de hoje é um encontro histórico porque acontece numa modalidade diferente. Distanciados fisicamente, em comunhão com o mesmo espírito, e tem três partes: a oração do santo terço, a Celebração da Eucaristia e em seguida rezaremos cantando a Consagração à Nossa Senhora”, disse Frei Paulo Roberto Pereira na abertura do VII Encontro. Em seguida, o Guardião do Convento saudou o Padre Anderson para dar início a reza do terço.
As dezenas das Ave-Marias foram iniciadas por voluntários e membros da coordenação do Terço dos Homens. Meditando os mistérios gloriosos, os homens rezaram com muita fé, devoção e piedade, com presença de todos Freis do Convento que rezaram juntos. Vale lembrar que os microfone eram higienizados a cada mistério, bem como a distância correta.
Vamos assistir um vídeo especial com 20 minutos de duração, com os melhores momentos do Encontro.