Domingo é dia de Missa do Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

Domingo é dia de Missa, é dia do Senhor. Como já dizia uma frase conhecida, “domingo sem Missa, semana sem graça”, o dia que o Senhor fez para nós é marcado de expressões de fé e amor no Convento da Penha, o Santuário do Perdão e da Graça. Embora isolados, privados do contato mais próximo uns com os outros, os fiéis têm subido à Penha para participar das Missas dominicais no Campinho, aos pés da Senhora da Penha.

Celebrando 2º Domingo da Quaresma, o convite de Jesus é para irmos além, olharmos além. Nesta pandemia devastadora, o que significa para nós, os discípulos da atualidade, esta capacidade de “olhar além”? Significa nutrir um coração sensível à graça do alto, comprometido generosamente com o cuidado de si e dos outros. Passa também pela humildade de reconhecer o potencial de morte e sofrimento presente num vírus que nossos olhos são incapazes de enxergar. Negar a realidade, negligenciar os cuidados básicos, desdenhar da ciência e da vacina definitivamente não são atitudes que se esperam de um seguidor de Jesus Cristo. Saber olhar além e antecipar-se no cuidado solidário pela vida é compromisso do qual o cristão jamais pode abrir mão.

Você vai participar da Missa em casa? Então, reúna sua família, prepare sua mente e seu espaço celebrativo em casa.

Como se preparar para a Missa em casa?

No Convento da Penha, as transmissões são diárias e com alta qualidade de imagens e som. De segunda a sábado, as transmissões ocorrem às 15h, pelo Facebook, Instagram e YouTube. Aos domingos as Celebrações Eucarísticas são celebradas às 9h, também com transmissão através de todas redes sociais do Convento.

As tecnologias nos permitem a proximidade do que “fisicamente” estamos distantes. Vivendo ainda no tempo do distanciamento social, preparamos um guia com dicas para que você se prepare para participar da Missa em casa.

  1. Prepare a sua mente e o seu espírito
    Não é uma transmissão qualquer. É a Santa Missa. Tome consciência do que será transmitido. Prepare sua mente. Entre no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.
  2. Preparar o seu corpo
    Que o exterior corresponda ao interior. Tire o pijama! Levante da cama. Se arrume para a Missa. Coloque a roupa que geralmente você usa para ir à Igreja, passe perfume, vista-se para encontrar-se com o Senhor.
  3. Prepara a sua casa
    Crie um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, um crucifixo e a Bíblia aberta (Liturgia Diária) pode ser a versão digital. Sua família é a Igreja Doméstica.
  4. Evangelize
    Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas. Você pode enviar o link da Missa para seus amigos e familiares pelo WhatsApp, Messenger, entre outras plataformas de mensagens instantâneas. Encaminhe o link da transmissão das missas para que outras pessoas possam acompanhar ao vivo.
  5. Participe ativamente
    Responda, reze, cante junto com os celebrantes. Pode se ajoelhar nos momentos específicos, bem como ficar em pé, fazer os gestos e símbolos habituais da fé católica.
  6. Liturgia da Palavra
    Escute a Palavra de Deus com o coração aberto. Ouça ou acompanhe as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos “Liturgia Diária”. Se não conseguir ler na hora, pode fazer a leitura meditativa ao longo do dia. LITURGIA DIÁRIA
  7. Liturgia Eucarística
    Cristo se faz presença viva e real no pão e no vinho que se transformam em Corpo e Sangue, alma e divindade. Na consagração, coloque-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor. Em seguida, faça sua Comunhão Espiritual rezando:

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós. Amém!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X