• Início
  • /
  • Formação
  • /
  • Domingo da Transfiguração: escuta atenta à Palavra do Senhor

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

07/03/2020

Domingo da Transfiguração: escuta atenta à Palavra do Senhor

Compartilhar:

Paz e Bem!

Celebramos neste 2º Domingo da nossa caminhada quaresmal, a Transfiguração do Senhor, que nos ajuda a compreender o amor infinito do Pai por toda a humanidade. O acontecimento de Jesus que se transfigura no monte leva-nos a compreender melhor inclusive a sua Ressurreição. Para entender o mistério da cruz, é necessário saber antecipadamente que Aquele que sofre e é glorificado não é apenas um homem, mas é o Filho de Deus, que nos salvou com o seu amor fiel até à morte.

Chama atenção a atitude de Pedro. Ele priva, juntamente com João e seu irmão Tiago, de uma amizade especial com o Senhor e lhe é revelado, de modo enfático, a paixão que Jesus sofrerá. Enquanto Jesus busca prepará-los para o momento decisivo de sua luta contra o mal, Pedro fica fascinado pelo momento que vive, fica deslumbrado, e propõe a estabilidade, a acomodação através da construção de tendas, no desejo de se abrigarem.

No entanto, Deus lhe chama a atenção dizendo para ouvir o que O Filho Amado tem a dizer. O único necessário em nossa vida é ouvir Jesus, a Palavra do Pai. A renúncia que agrada a Deus, a abnegação desejada, a penitência autêntica é colocar tudo em segundo plano e apenas Jesus Cristo como o absoluto de nossa vida.

Trazendo o contexto evangélico para a nossa vida, pegamos os exemplos das tragédias onde não se houve a voz de Deus, agimos muitas vezes impulsionados por forças negativas e cometemos o que é mal. O 2º Domingo da Quaresma nos ensina o caminho de escuta à voz do Senhor, reconhecendo no seu Filho Jesus a realização de todo o projeto de salvação.

Assista a reflexão completa do Frei Pedro Engel

NOTÍCIAS

Paz e Bem. A Missa da Saúde celebrada na tarde de quarta-feira, 4 de fevereiro, no Campinho do Convento da Penha, reuniu fiéis para um momento de oração, escuta da

Paz e Bem. Viva São Brás! Ao longo desta terça-feira (3), em todas as Missas, centenas de fiéis subiram ao Convento da Penha e receberam a “Bênção de São Brás”

Paz e Bem. A celebração da tarde desta segunda-feira (2), Festa da Apresentação do Senhor, marcou também a apresentação do Frei David Belineli, que agora faz parte da fraternidade franciscana

Paz e Bem. Na manhã do último domingo, 1º de fevereiro, fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a celebração da Missa do 4º Domingo do Tempo