Dom Luiz pede por leis que sirvam às pessoas e não ao egoísmo, no encerramento da Festa da Penha

Milhares de fiéis estiveram reunidos para missa de encerramento da Festa da Penha 2017, realizada no último domingo (23), no Parque da Prainha. Além dos devotos, a celebração reuniu cerca de 120 religiosos, como padres e freis, seminaristas e os bispos das quatro dioceses do Espírito Santo.  Os prefeitos de Vila Velha, Max Filho; de Vitória, Luciano Rezende e de Cariacica, Juninho, também estiveram presentes na celebração.

Em tom de crítica, durante sua homilia, o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, afirmou que a economia deve sempre está à serviço das pessoas. “O centro de todas as reformas tem de ser a pessoa humana. A reforma da Previdência, assim como todas as outras, devem ser uma solução para o povo, não problema. Todos merecem ter salários dignos e seus direitos respeitados, desde o seio materno até quando for velhinho”, declarou, fazendo menção ao projeto sobre o aborto que tramita na Câmara dos Deputados.

A violência contra a mulher também ganhou a atenção do bispo. “Nós vivemos em um dos Estados que mais matam mulheres. Isso é um absurdo! Mulheres, tão importante para nós, são desrespeitadas todos os dias. Assim, pedimos a Nossa Senhora que venha em nosso socorro. Sejamos juntos construtores da paz e do amor, contra a violência. Nossa bandeira é a dá paz”, acrescentou o bispo em sua última homilia na Festa da Penha, já que ele se aposenta neste ano.

O bispo concluiu a homilia nos recordando os ensinamentos de Nossa Senhora, que teve fé. “Vocês que vivem o desemprego, que choram, não percam a esperança. Tenham confiança! Olhamos para a rainha da Fé. Temos que colaborar com a mesma atitude de Nossa Senhora: a fé”, concluiu

Agradecimento

Ao final da celebração, o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira agradeceu a todos os voluntários que fizeram a festa acontecer e aos confrades franciscanos que acolhem os romeiros durante todo o ano no Convento. “A Festa da Penha é a festa de todos os romeiros, dos que servem com boa vontade. Gratidão a todos os romeiros e romeiras, aos patrocinadores, ao Poder Público. Essa é a festa de todos os corações que buscam testemunhar a ressurreição de Jesus Cristo. Viva Nossa Senhora da Penha!”, finalizou.

Texto: Lohanna Mendes / Comunicação Convento da Penha
Foto: Marcus Tullius / Arquidiocese de Vitória

Compartilhar: