Dom Décio: A mãe sempre lembra dos filhos

Compartilhe:

Dando continuidade ao oitavário em preparação à Festa da Penha, a Santa Missa das 20:00 foi presidida por Dom Décio Sossai Zandonade , bispo emérito da Diocese de Colatina, tendo como tema: “Olhar de cuidado e de atenção”. 

Dom Décio, iniciou a Santa Missa, transmitindo a sua alegria em estar no morro da Penha celebrando, exortando a todos a não terem medo! Saudando todos presentes e quem online estava assistindo, convidou a todos a estarem unidos em oração.

A reflexão do Bispo iniciou falando da importância de estar no Convento: “Estar aqui hoje no Convento da Penha, lugar que a mãe escolhe para cuidar de todos nós que vivemos em terras capixabas. Aqui ela escolheu, para abrir caminho, para que o seu filho Jesus seja de fato, aquele que reina em todos os corações, onde Jesus está reinando sempre tem um cuidado de todas as pessoas, principalmente aos mais pobres e desvalidos. Nós estamos percebendo isso com a história de todo o carinho materno de Maria, através dos diversos momentos que ela se fez presente na história”.

Recordou Dom Décio, da visita de Maria a Isabel; acompanhando Jesus em sua história e na cruz. “Mãe sempre lembra dos filhos”. Quando Maria aparece em Lourdes; em Fátima; em Guadalupe. “O carinho materno de Maria sempre se faz presente na história, cuidando de seus filhos e principalmente os mais sofredores”, refletiu o celebrante!

“Também aqui no Convento da Penha ela se fez presente através de Frei Pedro Palácios e tantas pessoas, que entenderam que a mãe queria estar aqui no alto, para cuidar especialmente de todos nós que vivemos no estado do Espírito Santo”. exortou o bispo.

Recordando o Evangelho do dia, Dom Décio exortou: “Os discípulos estão tristes e desiludidos, porque não compreenderam que o amor de Deus chegava ao limite máximo de entregar a própria vida na cruz. Eles o viram torturado, o viram morto e não podiam compreender que ele podia estar ressuscitado. E os discípulos de Emaús saem, caminhando tristes, cabisbaixos e ali Jesus se apresenta junto a eles, quer cuidar deles. Vai explicando o que eles deveriam ver, deveriam compreender ao longo da história da salvação, que todas as escrituras falavam”. 

“Que o servo de Javé, ia dar a própria vida, carregar os nossos pecados, para que nós tivéssemos vida e vida em abundância. E aos poucos ele foi entrando no coração daqueles discípulos. Quando ele ameaçou ir embora os discípulos disseram, fica conosco Senhor, pois a noite vem chegando. E Jesus entrou e ao partir do pão ele se revelou como vivo e aquele ressuscitado. Na mesma hora eles se animam e voltam a Jerusalém para anunciar aos discípulos que eles também tiveram uma experiência concreta de ver a Cristo, e este ressuscitado”.

Finalizando o bispo clamou: “ Nós hoje também devemos pedir que Jesus e Maria nos ajudem e acompanhem a cada momento desta situação difícil que nós estamos vivendo, de pandemia e de morte nas famílias. Temos que deixar que Maria nos leve a Jesus e ele nos ajude a compreender, que esta vida é realmente marcada por sofrimentos. Infelizmente muitas pessoas estão doando a própria vida, para que muita gente tenha vida plena em seu coração. Por isso vai nosso pedido, nosso agradecimento e louvores a tantos cuidadores, médicos e enfermeiros que estão perto das pessoas como Pedro e João, para dar força e reerguer as pessoas desanimadas e assim ter uma vida melhor e mais alegre e feliz. Vamos pedir a nossa mãe a Senhora da Penha que não se esqueça de nós, Ela que é cuidadora de nós, e nos dê sempre a força para passarmos adiante e contar com a presença dela”.

A homilia, como de costume, foi seguida da Ladainha, Mãe de Deus clamamos a vós, foi a prece que entrou em milhares de lares, através das mídias e redes sociais! O povo canta a Virgem da Penha, clama por um milagre e pede uma graça!

 

Texto de Matheus Borsoi e fotos de Isabela Ladeira

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X