Paz e Bem.
O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias. É na reza do Santo Terço que os filhos de Nossa Senhora encontram a esperança de um mundo melhor.
O movimento de homens que rezam o terço é também uma maneira de fazer com que os todos possam descobrir na devoção piedosa, a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Como o próprio hino do Terço dos Homens diz, “nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor que por ti sentimos”, ou seja, o homem que reza o terço, faz dele sua declaração de amor, sincero e puro amor, à Maria Santíssima.
Há mais de uma década, homens devotos de Nossa Senhora da Penha, celebram no último sábado de maio o Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo. É como um coroamento encerrando o mês dedicado a Virgem Santíssima. “O Terço dos Homens é uma bênção para a nossa Igreja. Deu protagonismo aos homens. O Terço dos Homens alegrou e enriqueceu as famílias com a dádiva da oração a Maria. O terço que nós rezamos é a contemplação da vida de Jesus” (Dom Luiz Fernando Lisboa, em 2023).
Vem aí mais uma edição do maior encontro do Terço dos Homens no Espírito Santo. Dia 31 de maio, Dia Estadual do Terço dos Homens, devotos de todos os 78 municípios do Estado, caravanas do sul da Bahia, de Minas Gerais, do norte do Rio de Janeiro e até de São Paulo, são esperados em Vila Velha. A coordenação do TH-ES, estima que mais de 8 mil homens devem subir ao Convento para a meditação do santo terço e para a Santa Missa que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza.
Neste ano, o Encontro terá como tema: “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e lema “Fortes na fé, alegres na esperança” (Rm 12, 12), fazendo alusão ao Ano Jubilar, convocado pelo Papa Francisco e confirmado pelo Papa Leão XIV, como o Ano Santo da Esperança. “Queremos estar em comunhão com toda a Igreja que celebra este tempo importante de graça que é o Jubileu de 2025 e convocar os homens para que sejam peregrinos de esperança”, destaca Glayson Lozer, secretário nacional do Terço dos Homens.
Por ocasião do Jubileu, haverá possibilidade de lucrar Indulgência Plenária já que o Convento da Penha é uma Igreja Jubilar, ou seja, ao peregrinar com o Terço dos Homens, se confessar e participar da Santa Missa, rezando nas intenções do Santo Padre, será possível receber o perdão de todos os pecados. “De 10h às 11h30, na Sede Pastoral ao lado da Igreja do Rosário na Prainha, haverá atendimento de confissões a todos que desejarem”, recorda Glayson.

Serviço
12º Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES
Data: 31 de maio de 2024
Horário: a programação começa às 9h na Prainha
Evento gratuito
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Parque da Prainha
08h30 | Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Penha saindo do Portão do Convento até a Igreja do Rosário
09h00 | Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja do Rosário, Prainha, com o Pe. Alessandro Chagas (Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Arquidiocese de Vitória)
10h00 | Acolhida dos grupos e caravanas na Prainha (Animação com Fé Maior & Geração Apostólica)
12h00 | Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha ao parque da Prainha
12h30 | Sorteio da Imagem Peregrina
12h50 | Procissão de subida ao Convento da Penha com Pe. Zaelton Costa
Campinho do Convento da Penha
14h00 | Reza do Santo Terço conduzida pelo Diretor espiritual do Terço dos Homens da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Sebastião Lopes da Silva
14h50 | Consagração à Nossa Senhora da Penha
15h00 | Santa Missa de Encerramento presidida por Dom Andherson Franklin Lustoza, Bispo Auxiliar de Vitória-ES
O Terço dos Homens
“Resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã”. Esta é a missão do Terço dos Homens, movimento pelo qual os homens se reúnem para rezar o Santo Terço em paróquias e comunidades, em sintonia com os apelos e intenções da Igreja.
O Terço dos Homens começou em 1936, quando o Frei Peregrino, em missão na cidade de Itabi (SE), convidou os homens para a oração do Santo Terço. Aos poucos, o movimento espalhou-se pelo Brasil: em 1997, chegou a Pernambuco; em 2003, a Fortaleza (CE), e continua em crescente expansão em todo o Brasil e pelo mundo.