Despedida do Frei Valdir: “Vou levar com fé as bênçãos de todos os capixabas”

Compartilhe:

Paz e Bem!

O último domingo do ano de 2021 ficou marcado na história do Frei Valdir Nunes Ribeiro,isso porque o frade paulista de Adamantina, interior de São Paulo, se despediu do Convento da Penha em sua última Missa presidida na Casa da Mãe das Alegrias, onde estava desde agosto desse ano. Ele gostou muito do Santuário na breve passagem, agora, segue para Bragança Paulista onde vai assumir uma nova missão na fraternidade franciscana junto aos confrades que também foram designados para lá após o último Capítulo Provincial.

Frei Valdir Nunes é o missionário e já passou por pelo menos dez países em missão e fala fluentemente inglês, latim, espanhol, japonês e francês. Antes do Convento da Penha ele passou por Japão, Terra Santa e Buenos Aires. O sorriso largo é uma das marcas do querido Frei Valdir. Esse ânimo vigoroso é também um grande incentivo para todos da Penha, e, certamente fará falta a todos.

A Missa das 9h, celebrada no Campinho do Convento, contou com a participação dos freis Alessandro, Pedro de Oliveira e Pedro Engel, além dos amigos que Frei Valdir conquistou em terras capixabas. No início da Missa, ele saudou os fiéis e agradeceu pela presença, em seguida apresentou as motivações de festejar a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José, já no primeiro domingo do tempo do Natal do Senhor.

A despedida do frade já havia sido anunciada há algum tempo, por isso, na última terça-feira (21/12), ele rezou a Coroa Franciscana no Campinho com os confrades. A ocasião marcou o último encontro do frade com as famílias pelas redes sociais.

Na homilia da Missa deste domingo, Frei Valdir Nunes explicou a importância da Sagrada Família para todas as famílias. “A Igreja hoje nos convida a irmos à Nazaré [e à Belém] para podermos ver e nos encontrarmos com uma família sagrada, uma família que soube acolher o Filho Unigênito de Deus e cada um nesta família procurou viver bem o seu papel, a sua missão, ajudando assim que o Menino Deus compreendesse desde a sua gestação, até o cumprimento de sua missão, o que é ser humano, o que é viver numa família, o que é crescer e aprender a viver em família. Em Belém, nessa Sagrada Família, vamos encontrar três pessoas e gostaria que cada um na sua missão, procurasse trazer esse momento como o seu”, em seguida, falou das três pessoas da Santa Família. “José, quem é José? Um homem simples, um carpinteiro e tinha no seu coração uma bondade natural. José não é o homem de contestar, de teimar muito com Deus. Ele vê através dos sonhos, interpreta seus sonhos e vive sua vida, sua missão através do que Deus vai lhe mostrando. José recebe a missão de ser o Pai de Jesus, cuida dele, protege, vai para o Egito e depois desaparece, tendo cumprido sua missão…”. Frei Valdir parabenizou os “José’s” dos nossos tempos e pediu: “vivam essa missão com grandeza, com nobreza de quem assume uma missão, a missão de cuidar de uma família. Procure ser um homem de fé, um homem de amor, um homem de diálogo, um homem de paz. Que São José seja para cada um de vocês, um protetor, um amigo, um companheiro, alguém que ilumina, ajuda, orienta no cumprimento de sua missão”.

Quando falou de Maria, Frei Valdir afirmou que “Maria traz em si a esperança do seu povo que viria o Messias ao encontro, de repente se vê envolvida nessa missão e ela dá o seu ‘sim’, assumindo todas as consequências até o fim. Não vemos Maria hesitante, Maria medrosa, Maria com dúvidas, não. Vemos uma Mãe, bastante jovem, que assume com grandeza, com decisão, com esperança, com amor. Faz o papel de mãe e depois se torna discípula, acompanha seu filho nas pregações até a Cruz, até a Ressurreição. A missão de Maria é muito bonita, muito importante, muito rica, é para vocês, mães um modelo. Olhem sempre para Maria de Nazaré, para revestir-vos desse modo de ser mãe, de ser mulher, de ser discípula. Aprendam de Maria de como motivar, animar os filhos na sua missão”, comentou.

Por fim, aconselhou os filhos para que se espelhem em Jesus. “A missão de Jesus nos apresenta o modelo de como ser filhos neste mundo. Jesus sempre nos ensina a fazer a vontade do Pai. Cada um de nós como filhos precisamos ter muita atenção na missão que recebemos para vivermos bem. Ter um cuidado carinhoso com os pais, eles que cuidam de nós na nossa infância e juventude, depois serão nossos filhos na velhice. Quem tem os pais idosos, cuidem bem, com carinho e com amor, como puderem, o melhor que podem. Um dia eles nos carregaram nos braços, por isso não tenham medo de assumir essa missão”, finalizou.

Após a oração depois da Comunhão Eucarística, um momento lindo e emocionante marcou a passagem do Frei Valdir no Convento. Frei Pedro de Oliveira direcionou preces de gratidão pela despedida do confrade, pediu orações para a nova missão que ele vai assumir e agradeceu pelo serviços do frade na Penha.

Emocionado, Frei Valdir disse que vai levar o carinho e as bênçãos do povo capixaba por onde for. “Deixo meu muito obrigado ao povo capixaba, que desde aqui o Convento da Penha, certamente muitas casas em alguns momentos de oração, estivemos presentes. Obrigado a cada um em particular, que Deus abençoe e a alegria desta Casa não pode ficar aqui, precisamos levar para outros lugares, por isso a gente passa, pega um pouquinho dessa alegria desse Santuário e levamos para onde vamos em missão. Muito obrigado a todos e que Deus abençoe a cada um. Nós que vamos para lá, a missão é lá. Quem fica aqui, a missão é aqui, então boa missão a todos!”, na sequência, fez a sua última consagração (e especial) à Nossa Senhora da Penha. “Como é minha última Missa aqui, vou fazer a última consagração especial à Nossa Senhora da Penha, mas também pediria que vocês estendessem as mãos para que seja uma troca de bênçãos, assim, vou levar com fé a bênção de cada um de vocês” e abençoou a todos.

Ao Frei Valdir, nossa fraternidade do Convento deseja sucesso na nova etapa que vai começar na próxima semana e suplica as mais abundantes graças sobre sua vida e seu ministério. Que a Virgem da Penha ilumine o ministério e a caminhada dos nossos frades!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X