• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • De penitenciária ao interior do Estado: Imagem da Virgem da Penha vai percorrer o estado

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

24/03/2026

De penitenciária ao interior do Estado: Imagem da Virgem da Penha vai percorrer o estado

Festa da Penha. Translado da Imagem de Nossa Senhora da Penha. FOTO: Julia Ronchi / 13ª Procissão Fotográfica - FAESA

Compartilhar:

A devoção a Nossa Senhora da Penha, que atravessa gerações, também se expressa em uma tradição já consolidada da Festa da Penha: a Penha Peregrina. Durante o período festivo, a Imagem Peregrina da padroeira do Espírito Santo percorrerá cidades da Grande Vitória e outros municípios capixabas, levando fé, acolhimento e esperança a pessoas e comunidades que, por diferentes motivos, não conseguem participar presencialmente das celebrações no Convento da Penha. A iniciativa integra a programação da Festa da Penha 2026, considerada a terceira maior celebração mariana do Brasil, que será realizada de 5 a 13 de abril, com expressiva participação popular ao longo de nove dias de intensa programação religiosa e cultural.

A Festa da Penha 2026 reunirá fiéis em momentos de oração, emoção, pedidos e agradecimentos. Os festejos incluem mais de 40 missas e 14 romarias, além de apresentações religiosas e atividades culturais, culminando no tradicional Dia da Padroeira, que encerra oficialmente a celebração.

A Penha Peregrina vem para aproximar a padroeira do cotidiano das pessoas, visitando espaços marcados por diferentes realidades sociais, espirituais e humanas. A proposta é levar a mensagem de esperança, solidariedade e paz a pessoas e comunidades diversas, reforçando o caráter inclusivo da Festa da Penha.

A programação da Penha Peregrina tem início no dia 6 de abril (segunda-feira), às 9h, no 2º Dia do Oitavário, com o tema “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem em situação de rua”, na Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica. No dia seguinte, 7 de abril (terça-feira), também às 9h, a imagem segue para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Alfredo Chaves, com reflexão voltada aos irmãos que vivem em áreas predominantemente rurais.

No dia 8 de abril (quarta-feira), a Penha Peregrina chega à Capelania Militar, no Quartel da Polícia Militar, às 11h30, com o tema “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que cuidam da ordem social e da paz”, seguida de missa ao meio-dia. Na quinta-feira, 9 de abril, às 9h, a imagem visita a Paróquia Santa Rita, no bairro Santa Rita, em Vila Velha, levando a mensagem “junto aos irmãos que anseiam pela paz e pela concórdia”.

A programação continua no dia 10 de abril (sexta-feira), às 9h, quando a Penha Peregrina chega à Unidade Penitenciária Estadual de Vila Velha VI (PEVV VI), no Xuri, com o tema “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem encarcerados”. A visita reforça o compromisso da Festa da Penha com a dignidade humana e com a presença da Igreja junto às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Para o guardião e reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea, a Penha Peregrina traduz, na prática, o espírito missionário e acolhedor da celebração. “Ao percorrer diferentes territórios e realidades, a Penha Peregrina reafirma o espírito da Festa da Penha: uma celebração que vai além do Convento e se faz presente no encontro com o povo, fortalecendo laços de fé, esperança e solidariedade em todo o Espírito Santo”, explica.

Programação e tema

A Festa da Penha 2026 apresenta o tema “Fazei de nós instrumentos da paz”, inspirado na espiritualidade franciscana e no legado de São Francisco de Assis, cuja Páscoa completa 800 anos. A proposta convida os devotos a abraçarem uma postura ativa de reconciliação, diálogo e serviço, em um tempo marcado por tantas divisões e violências. Para Frei Gabriel, o tema mantém viva a memória espiritual do Santuário, reconhecido como Castelo da Paz desde 1640, quando a intercessão de Nossa Senhora da Penha teria protegido o local da invasão holandesa. Reforçar a paz como missão é um chamado profundamente cristão, destaca o frade, ao expressar o desejo de que cada devoto se reconheça como instrumento de esperança em sua comunidade.

A programação conta com mais de 40 missas e 14 romarias que expressam a dimensão peregrina da festa. As celebrações serão dedicadas às dioceses do Estado, às pastorais sociais, aos jovens, às famílias, aos casais, aos adolescentes e às pessoas com deficiência. A programação cultural traz dois grandes shows confirmados: Eliana Ribeiro se apresenta no dia 12 de abril, em um momento dedicado às Mães que Oram pelos Filhos, e Thiago Brado encerra a festa no dia 13, após a Missa de Encerramento, no Dia da Padroeira. O já tradicional “Toda Terça Tem Terço” também está confirmado.

Serão 14 romarias, expressando a diversidade da devoção mariana entre diferentes grupos e movimentos. Entre elas estão a Romaria dos Homens, a Romaria das Mulheres, a Romaria dos Militares, a Romaria das Pessoas com Deficiência, a Romaria dos Adolescentes, a Romaria Marítima, a Moto Romaria, além das romarias conduzidas pelas dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Também estão previstas as romarias dos ciclistas de Vitória e de Vila Velha, bem como a Romaria dos Conguistas. Cada peregrinação possui horário, ponto de partida e dinâmica próprios, compondo um mosaico de fé e participação popular que se estende por vários dias e diferentes regiões da Grande Vitória.

Cada dia do Oitavário da Festa da Penha 2026 traz um tema específico inspirado na oração de São Francisco de Assis, percorrendo dimensões essenciais da vida cristã, como esperança, alegria, fé, verdade, união, amor, luz e perdão.


Veja abaixo a programação oficial

04 DE ABRIL (SÁBADO)

 9h – Instalação do Terço Gigante entre as palmeiras no Campinho do Convento da Penha

 

05 DE ABRIL (DOMINGO DE PÁSCOA) – 1º DIA DO OITAVÁRIO (Área Pastoral: Vila Velha)

TEMA DO DIA“Onde houver desespero, que eu leve a esperança”

5h e 7h – Missas na Capela do Convento

7h30 – Corrida da Penha – Início na Praça do Ciclista x Parque da Prainha

9h e 11h – Missas no Campinho do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa de abertura da Festa da Penha no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet).

17h – Romaria dos Cavaleiros – concentração na Avenida Carlos Lindenberg (viaduto Alfredo Copolillo) e às 18h – saída em direção ao Parque da Prainha – Realização: Comitiva Pai & Filho

19h – Acendimento da imagem iluminada em Vila Velha – Areia da Praia da Costa em Vila Velha – Direção da Avenida Champagnat

 

06 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA) – 2º DIA DO OITAVÁRIO (Área Pastoral: Serrana)

TEMA DO DIA: “Onde houver tristeza, que eu leve a alegria”

9h – Penha Peregrina – “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem em situação de rua”. Paróquia Bom Pastor, Campo Grande, Cariacica-ES

7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa 2º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet).

 

07 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA) – 3º DIA DO OITAVÁRIO (Área Pastoral: Cariacica/Viana)

TEMA DO DIA: “Onde houver dúvida, que eu leve a fé”

9h – Penha Peregrina – “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem em áreas predominantemente rurais”. Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Alfredo Chaves-ES

9h – Penha Peregrina – “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem encarcerados”. Penitenciária Feminina de Bubu, Cariacica-ES

7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa 3º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

19h – Toda Terça Tem Terço, no Campinho do Convento da Penha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

 

08 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA) – 4º DIA DO OITAVÁRIO (Área Pastoral: Benevente)

TEMA DO DIA: “Onde houver erro, que eu leve a verdade”

11h30 – Penha Peregrina – “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que cuidam da ordem social e da paz”.  (Missa às 12h). Capelania Militar (PM – Quartel)

7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa 4º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet).

19h – Pré-estreia do filme “Maria, esta fé que me leva” – Praça da Igreja do Rosário, Vila Velha

 

09 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA) – 5º DIA DO OITAVÁRIO (Área Pastoral: Serra/Fundão)

TEMA DO DIA: “Onde houver discórdia, que eu leve a união”

9h – Penha Peregrina – “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que anseiam pela paz e pela concórdia”. Paróquia Santa Rita de Cássia, bairro Santa Rita, Vila Velha-ES

7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa 5º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet).

19h – Concerto com Projeto Casa Verde – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

 

10 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA) – 6º DIA DO OITAVÁRIO (Área Pastoral: Vitória)

TEMA DO DIA: “Onde houver ódio, que eu leve o amor”

9h – Penha Peregrina – “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem encarcerados”. Unidade Penitenciária Estadual de Vila Velha VI (PEVV VI), do Xuri – Vila Velha-ES

7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento

14h – Romaria dos Militares – saída do portão do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa 6º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet).

19h – Bênção para os casais com Padre Anderson Gomes – Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

20h30 – Show da Orquestra de Violões Cordas & Acordes – Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

 

11 DE ABRIL (SÁBADO) – 7º DIA DO OITAVÁRIO

TEMA DO DIA: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”

7h – Missa na Capela do Convento

8h – Romaria das Pessoas com Deficiência, saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário, na Prainha, onde será celebrada a Missa

8h – Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

10h – Romaria dos Adolescentes – saída do Parque da Prainha

11h – Missa com Adolescentes no Campinho do Convento

14h – Acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora- Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

15h – Devocional – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h – Missa 7º dia do Oitavário – Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

17h – Romaria dos Homens – Missa de Envio – Catedral de Vitória – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

18h – Romaria dos Homens – Bênção de Envio e Início da Romaria

18h – Transmissão e apresentação e especial do programa “Salve Mãe das Alegrias” com Luanna Esteves, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste, Coral ArcelorMittal e convidados no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)

23h – Missa de Encerramento da Romaria dos Homens no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)

 

12 DE ABRIL (DOMINGO) – 8º DIA DO OITAVÁRIO

TEMA DO DIA: “Onde houver ofensa, que eu leve o perdão”

5h e 7h – Missas na Capela do Convento

8h – Remaria – concentração às 7h30 na Praia do Ribeiro, Praia da Costa, Vila Velha-ES

8h – Concentração Moto Romaria na Praça Encontro das Águas, Serra. Saída às 9h em direção à Prainha – Realização: Polícia Rodoviária Federal

9h – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

11h – Missa no Campinho do Convento

14h – Especial “Salve Mãe das Alegrias” com Luanna Esteves, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste, Milicia Celeste e convidados – no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)

15h30 – Romaria das Mulheres – saída do Santuário de Vila Velha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)

16h30 – Devocional – Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)

17h – Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (TVE, tvs, rádios, internet)

18h15 – Orquestra Jovem Vale Música – Praça da Igreja do Rosário

19h – Show Oracional com Eliana Ribeiro, Amo Vox e Ângela Abdo no Parque da Prainha- – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

22h – Missa de Abertura da Vigília Jovem – Campinho do Convento e logo após, música e oração com participação de Eliana Ribeiro

 

13 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)

DIA DA PADROEIRA DO ESPÍRITO SANTO

0h, 1h, 2h, 3h, 4h, 5h, 6h e 9h – Missas na Capela do Convento

7h – Missa CRB e Seminário – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

7h30 – Romaria dos Ciclistas de Vitória – saída da Praça da Catedral de Vitória em direção à Prainha

8h – Romaria dos Conguistas – saída do portão do Convento em direção ao Campinho

8h – Romaria dos Ciclistas de Vila Velha – saída em frente à praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, Vila Velha

10h – Missa – Pastorais Sociais – Vicariato para Ação Social – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

12h – Missa no Campinho do Convento–em gratidão aos voluntários da Festa da Penha

14h – Programa Especial Salve Mãe das Alegrias com Luanna Esteves, Frei Felipe Carretta, Padre Renato Criste e convidados no Parque da Prainha – transmissão ao vivo (tvs, rádios, internet)

16h30 – Missa de Encerramento da Festa da Penha no Parque da Prainha – transmitida pela TV Gazeta

18h – Orquestra Jovem Vale Música – Praça da Igreja do Rosário

18h30 – Show de Encerramento da Festa da Penha com Thiago Brado – Parque da Prainha

Após o show de encerramento – despedida da Imagem de Nossa Senhora da Penha – os fiéis poderão acompanhar até o portão do Convento, onde haverá Bênção Final e os freis subirão com a Imagem.

NOTÍCIAS

Entre passos, pedaladas, cavalgadas e até trajetos pelo mar, a Festa da Penha 2026, que será realizada entre os dias 5 e 13 de abril, volta a transformar o Espírito

Paz e Bem. A Missa do 5º Domingo da Quaresma, celebrada às 9 horas deste domingo (22), no Campinho do Convento da Penha, reuniu fiéis em oração e reflexão sobre

Paz e Bem. A Capela do Convento recebeu, na tarde da última quarta-feira (12), uma celebração especial em alusão ao Dia Mundial do Rim, data lembrada anualmente na segunda quinta-feira

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, 8 de março, 3º Domingo da Quaresma e Dia Internacional da Mulher, fiéis participaram da Santa Missa celebrada às 9 horas no Campinho