Cuide do meio ambiente! Essa responsabilidade também é sua.

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, voltamos nossa atenção ao cuidado com a criação e ao respeito com o meio ambiente. Dia de alertar para ações importantes que toda a sociedade precisa abraçar, afim de provocar atitudes concretas de mudanças de hábitos. A criação divina é dom, é dádiva, é perfeição; mas pela ação pecadora do homem, infelizmente, toda a grandeza do meio ambiente foi machucada, danificada, maltratada, devastada, apagada.

Em tempos tão desafiadores, onde o mau exemplo vem dos próprios governantes, daqueles que deveriam – antes de tudo – zelar pela preservação e cuidado do meio ambiente, querem “passar a boiada”. Trata-se, na verdade, de uma tentativa de um desmonte da área ambiental e uma atividade exploradora desenfreada. Anistia a desmatadores de áreas da Mata Atlântica, dispensa no setor de fiscalização do IBAMA; Fundação Nacional Indígena permitindo ocupação e venda de terras indígenas não homologadas, desmonte na estrutura do ICMBio e tantos outros desmandos, provocam terríveis cenários no ambiente.

O Dia do Meio Ambiente propõe uma reflexão, a partir dos tristes números apresentados na pauta de discussões e como proposta de direcionamento de atitudes, pela Organização das Nações Unidas. A “Poluição do Ar”, provocada, em sua totalidade, pela ação humana, é responsável pela morte de 7 milhões de pessoas todos os anos no mundo. Estas, morrem prematuramente devido aos graves problemas de saúde – respiratórios -, sendo mais de 600 mil, crianças. Só no continente americano, mais de 300 mil pessoas morrem anualmente devido à péssima qualidade do ar.

Fábricas, veículos, grandes indústrias, queima de materiais poluidores, desmatamento da Amazônia, crescimento da área urbana, lançamento de esgoto nos rios e mares, falta de saneamento básico, precariedade na proteção das matas, crescimento desenfreado das emissoras de gases poluentes, aumento descontrolado do aquecimento global, derretimento das geleiras… Todas essas ações de extermínio, provocam diretamente o desrespeito e cada vez mais o fim da maravilha criada por Deus: O MEIO AMBIENTE.

Mudança de atitude na natureza é um sinal de conversão. Todo cristão verdadeiro deve estar comprometido com o cuidado com a criação, preocupado com o futuro da natureza e decididamente determinado a mudar as atitudes que danifiquem o meio ambiente. Pensando nisso, listamos algumas ações simples de preservação à Natureza. É das pequenas atitudes que saem grandes ações.

CUIDADO COM O LIXO

  • Separe o lixo seco do lixo úmido. Papéis, garrafas pet, latinhas de refrigerante, plásticos, embalagens de leite longa vida, sucatas e metais, fazem parte da classificação de lixo seco e são recicláveis. Já o lixo úmido compreende-se materiais que podem servir para compostagem, como restos de comida, resíduos de alimentos, cascas de frutas e legumes, e etc. Materiais molhados, engordurados, copos quebrados, vidros, cotonetes, papel higiênicos e etc, não são recicláveis.
  • Promova diálogos permanentes na sua comunidade, destacando a importância da coleta seletiva e da separação do lixo.
  • Jamais destarte pilhas, baterias, celulares, aparelhos eletrônicos e etc, em locais inadequados. Procure postos de coleta destes materiais em shoppings.
  • Coloque o lixo no ponto de coleta da sua rua somente no horário em que os coletores municipais forem passar, assim, você evita também que as sacolas sejam rasgadas e o lixo vá parar nos valões, rios e canais pluviais.
  • Seja cordial consigo mesmo e com a natureza! Ao avistar um resíduo sólido na rua (que seja possível retirar) retire e deposite em uma lixeira mais próxima.
  • Quando separar o lixo para a coleta seletiva, tenha atenção com os vidros! Sinalize e envolva os vidros quebrados em um papéis de jornais, assim você vai evitar que os coletores possam se acidentar.

CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

  • O cuidado com a natureza deve ser em todas as ocasiões e em todos os lugares. Embora todos saibamos, nunca devemos descartar lixo em ambientes naturais e também não provocar queimadas, corte de árvores, descarte de entulhos, aterros clandestinos e etc.
  • Ao visitar parques naturais, levar para casa apenas a lembrança e os registros fotográficos do passeio. Nada de pegar plantas, flores, mudas, pássaros, animais e etc.
  • Se houver espaço na sua residência, plante flores, pequenas árvores e também faça uma horta.
  • Mobilize seus vizinhos para realizarem juntos uma ação concreta de limpeza de jardins, canteiros de plantas e demais locais.
  • Dentro das possibilidades, utilize transporte coletivo, assim estará evitando a emissão de gases poluentes.

CUIDADO COM O CONVENTO DA PENHA (após a pandemia)

  • Assim que a pandemia passar, quando for visitar o Convento, redobre a atenção principalmente para não atropelar nenhum animal.
  • Não retire plantas, flores e árvores da mata.
  • Fique atento ao descarte do lixo e o faça de maneira consciente.
  • Não mate, manipule, espante nenhum animal.
  • Não desperdice água.
  • Acenda velas apenas no local sinalizado no Campinho (velário).
  • Não entre na mata.

CONSCIÊNCIA, PRESERVAÇÃO E COMPROMISSO

Ciente das ações, tenha atitudes de modo que preserve, cuide e proteja o meio ambiente. Este é o compromisso de todo cristão, o compromisso de todos nós!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts