Paz e Bem!
Tendo passado o período dos dias iniciais ao nascimento dos bebês, após as semanas das primeiras vacinas e consultas pediátricas, os pais criaram o hábito de levar as crianças recém-nascidas para apresentar à Nossa Senhora da Penha. O primeiro “passeio” dos recém-nascidos, geralmente tem como destino o Convento da Penha. Trata-se de uma tradição importante. Algumas pessoas fazem questão de participar das Missas ou mesmo pedem aos freis que abençoem os bebês e apresentam à materna proteção de Deus.
Este gesto, inclusive, é um costume bíblico. Quando as crianças nasciam eram apresentadas no Templo. Foi assim com Maria, seus pais Joaquim e Ana levaram a menina para ser apresentada no Templo. Foi assim também com Jesus que foi levado pelos pais José e Maria, apresentado pelo justo Simeão.
As crianças são muito presentes nas vida da “Casa da Mãezinha do Céu”, como muitas chamam carinhosamente o Convento. Além da tradição da apresentação dos bebês, elas já fizeram lindas homenagens à Virgem da Penha em diversas edições da Festa da Penha, já participaram de murais virtuais quando estavam impedidas de visitá-la, e até mesmo já rezaram o terço com a fraternidade do Santuário do Perdão e da Graça.
A visita delas ao Convento da Penha, enche o lugar de alegria, cor e felicidade. Muitas vezes, os mais velhos já correm com destreza na frente de todo mundo e sobem correndo, sem se cansar. Lá, já chegando no alto, elas firmam os olhares para cada detalhe, cada novidade, cada curiosidade… “Mamãe, aquela lá é a mamãe de Jesus?”, “por que a mamãe da Penha fica no alto?”, “vou pedir um carrinho pro papai do céu!”, “papai do céu, eu quero comer chocolate todo dia, tá bom?!”… Estas são apenas alguns curiosos e fofos pedidos que os nossos anjinhos fazem quando sobem até o lar de Nossa Senhora das Alegrias.
Pensando neles, que enchem de amor e carinho os nossos dias, preparamos algumas orientações para você que vai visitar o Convento junto de seus pequenos. Olha só:
- Antes de sair de casa para visitar o Santuário da Penha, tenha sempre um kit de hidratação, contendo garrafinha com água, boné (ou chapéu) e protetor solar. Na lanchonete, você também pode adquirir a garrafinha.
- Coloque roupas leves, claras e confortáveis nas crianças. Você pode adquirir camisas com estampas diversas na Secretaria do Convento.
- Tenha sempre um biscoito na bolsa, uma fruta, de preferência a que a criança mais gostar.
- Adulto, mantenha o silêncio ao entrar na Capela, muitos estão rezando ou refletindo.
- Fique atento onde seu filho está, cuidado para não perdê-lo de vista.
- Nunca deixem as crianças subirem muito na frente, esteja por perto.
- Não coloque nem deixe que seu filho entre na mata, afinal o Santuário Natural do Convento é também o lar dos bichinhos.
- Não manipule nenhum animal. Ao visualizar algum, mantenha a distância de segurança e fotografe a vontade.
- Fique atento para que seu filho não suba em nenhum local de perigo.
- O Convento dispõe de alguns mirantes. Todos eles devidamente cercados com grades de proteção coletiva. As crianças podem correr, brincar e se encantar com a vista, com total segurança.
- Preocupe-se com a alimentação das crianças, assim elas não ficarão muito tempo sem se alimentar.
- Registre cada momento da visita. Tire fotos, selfies, retratos e publique tudo nas redes sociais. Use a #ConventoDaPenha ou #TônaPenhaTôFeliz
- Ensine e tire as dúvidas das crianças. Elas são curiosas e perguntarão bastante coisa. O que não souber responder, peça ajuda.
- Cultive, desde cedo, a prática da fé. Dê exemplo! Semeie amor para que a colheita venha com fartura.
- Seja gentil e caridoso com os outros. Seu filho terá você como referência, é como um espelho do pai/mãe.
- Reserve um tempo da visita para que as crianças possam brincar no Campinho. Você pode fazer também um saboroso piquenique.
- Não jogue nem incentive seu filho a jogar lixo no chão.
- Sempre que possível, ande de mãos dadas com seu filho.
- Por fim, aproveite bastante o passeio.
Nossa Senhora da Penha fica com uma alegria gigantesca ao receber as crianças na casa dela. A Mãezinha se encanta com os pequenos inocentes que sobem para conhecer seu Santuário.
Sejam todos bem-vindos! Paz e Bem!