Paz e Bem!
O Convento da Penha recebeu na tarde do último domingo (18/11) uma apresentação do Coral Opus Liberi. O concerto itinerante faz parte da programação do 6º Festival de Música Erudita no Espírito Santo, promovido pela COES – Cia de Ópera do Espírito Santo e pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Sob a regência do maestro Cláudio Modesto, os 20 músicos que integram o grupo, apresentaram as antífonas compostas por George Frideric Händel, no ano de 1727, que inclusive fazem citações bíblicas.
O público presente e os visitantes que subiram ao Santuário da Penha, puderam acompanhar pouco mais de meia hora de uma belíssima apresentação. Alguns até se emocionaram. O inesquecível concerto encantou desde crianças aos adultos.
De acordo com os responsáveis pelo Coral, foi uma excelente oportunidade apresentar um concerto de música erudita no maior e mais importante monumento histórico, religioso e turístico do Espírito Santo. ficando assim, eternizados os momentos da apresentação. Os romeiros e peregrinos também relataram a alegria de assistirem ao concerto.
Confira algumas fotos da apresentação no Convento da Penha












Assista na íntegra a apresentação do Coral Opus Liberi
Sobre o Festival
O Festival é uma iniciativa que já acontece desde 2013, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, com direção geral de Tarcísio Nogueira Santório e direção artística da cantora lírica Natércia Lopes. Neste ano, a 6ª edição do festival está levando recitais e concertos para diversos locais, como igrejas, santuários e escolas públicas.
O Coro Opus Liberi
O Coro Opus Liberi iniciou seus ensaios em agosto de 2017. Formado inicialmente por 16 cantores, sua proposta era reunir um grupo de amantes da música coral para realizar um repertório diferenciado. Sob a regência do Maestro Cláudio Modesto, sua primeira apresentação foi em 7 de outubro de 2017 durante o CantarES – Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo –, interpretando peças contemporâneas e do renascimento. Após isso, o grupo foi convidado a participar do Coro Lírico da Companhia de Ópera do Espírito Santo e a realizar peças natalinas no Natal de Encantos, no município da Serra. Atualmente o Coro Opus Liberi conta com 20 cantores e se dedica a interpretar peças do período barroco.
Repertório apresentado no Convento
George Frideric Händel Zadok the Priest [Reis 1 (1, 38-40)]
The King Shall Rejoice [Salmo 21, 1-3; 5]
My Heart Is Inditing [Salmo 45, 1; 10; 12 e Isaías 49, 23]
Let Thy Hand Be Strengthened [Salmo 89, 13-14]