Convite do Papa: buscar o sentido dos sinais de Natal

Compartilhe:

Paz e Bem!

“Não há nenhuma pandemia, nenhuma crise que possa extinguir esta luz. Deixemo-la entrar em nossos corações”. Assim afirmou o Papa Francisco na sua saudação depois do Angelus do último domingo (06/12).

O Papa recordou que nestes dias em muitas casas estão sendo preparados estes sinais natalinos para a alegria das crianças e também dos adultos e destacou:

“Estes são sinais de esperança, especialmente nestes tempos difíceis. Tenhamos o cuidado de não nos determos no sinal, mas de ir ao sentido, isto é, a Jesus: ao amor de Deus que Ele nos revelou, de ir à infinita bondade que fez brilhar o mundo. Não há nenhuma pandemia, nenhuma crise que possa extinguir esta luz. Deixemo-la entrar em nossos corações: estendamos nossas mãos àqueles que mais necessitam, assim Deus nascerá de novo em nós e em nosso meio”

Que tal encontrar o sentido dos sinais de Natal com ajuda da nossa série especial?

É que estamos realizando uma série especial com vídeos sobre a simbologia do Natal, os diversos símbolos, sinais e objetos ligados ao verdadeiro Natal. Os símbolos do Natal representam o cenário comemorativo, festivo desta grande celebração. É uma época cheia de imagens, sons, sabores, momentos… A árvore enfeitada, o presépio, a guirlanda, o sino, as próprias canções de Natal e tantos outros elementos estão presentes em cada canto, reforçando uma tradição de celebrar Jesus Menino.

Com origens em épocas distintas, cada um dos símbolos surge não só porque são bonitos e trazem mais beleza à festa, mas porque todos eles têm uma curiosa história para contar e, desta forma, transmitem uma mensagem.

Com tantos sinais, tantos objetos decorativos e tanta representatividade junta, acabamos esquecendo o significado real, a simbologia do Natal. Por isso, o Convento da Penha preparou e está exibindo uma série especial, em todas as redes sociais, para contar a origem e história dos “Símbolos de Natal”, com o Frei Alessandro Dias.

É importante recordar ainda que em dezembro de 2019, o Papa Francisco lançou uma Exortação Apostólica sobre o presépio, a Carta “Admirável Sinal”, onde o Santo Padre ressalta a bela tradição de montagem dos presépios e outros símbolos do Natal cristão. Reveja abaixo.

Admirável sinal: Carta Apostólica do Papa sobre o presépio

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X