Convento vai realizar Missa pelo Dia Mundial do Rim

Compartilhe:

Paz e Bem!

Em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março, membros da Sociedade Brasileira de Nefrologia do Espírito Santo e da “Clinirim” vão subir à Capela do Convento na próxima quinta-feira (14/03), para um momento de oração, reflexão e conscientização sobre a importância do cuidado com os rins. A Santa Missa será presidida pelo Guardião e Reitor do Santuário, Frei Djalmo Fuck.

A Semana do Dia Mundial do Rim foi marcada por algumas atividades em Vitória, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de atitudes saudáveis, melhor alimentação, entre outras ações. No dia 10 de março, a comissão regional realizou uma manhã de esclarecimento de dúvidas na Praia de Camburi onde foi montada uma tenda. Já na quinta-feira, pela manhã, está prevista uma capacitação APS da Prefeitura de Vitória, com início às 9h. Haverá participação das médicas dra. Alice Pignaton Naseri (Presidente da Regional do Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Nefrologia) e dra. Ana Catarina.

No dia 14 de março de 2024 será comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado há 19 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da Prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.

O tema de 2024

A Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema da campanha em 2024, que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Segundo o portal diamundialdorim.org.br, o tema de 2024 é atual e necessário, ao ratificar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento. “Ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva”, diz o site. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.


Os rins

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Sua principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. O problema é que, muitas vezes, por falta de prevenção, as pessoas podem descobrir problemas renais em fases muito avançadas das lesões. A Doença Renal Crônica (DRC), que consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins, é a mais grave delas. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) relativos a 2022, o número de pacientes com DRC avançada é crescente e, atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Diversos fatores podem levar à insuficiência renal crônica, como a diabetes, a hipertensão arterial sistêmica, a obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo. Os principais sintomas são: mudanças na urina (espuma, alteração de cor, sangue, dificuldade para urinar), dores nas costas, inchaço no corpo, fraqueza e cansaço.

Como evitar Doenças Renais

É importante destacar que o controle dos fatores de risco às doenças renais  estão diretamente relacionadas às condições de vida do indivíduo e ao acesso aos serviços no nível primário de saúde. O controle da glicemia e da pressão arterial, alimentação e atividade física, bem como o combate ao tabagismo são ações fundamentais nesse processo.

Em caso de sintomas, a recomendação é consultar um médico especialista para direcionar o tratamento adequado. Saiba mais informações sobre essa enfermidade e o tratamento no portal do Ministério da Saúde.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X