Paz e Bem.
O Convento da Penha viveu um momento marcante na noite do último sábado (22). Cerca de 80 voluntários participaram de uma formação para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, conduzida pelo Guardião da Penha, Frei Gabriel Dellandrea. Na ocasião, ministros que já exercem o ministério em suas paróquias e comunidades, ministros que deixaram o exercício da missão há pouco tempo e aqueles que já atuam no Santuário (exclusivamente) foram convidados para o encontro.
Ao iniciar, após a oração e umas palavras de gratidão, Frei Gabriel ressaltou que nesta primeira formação, a fraternidade do Convento optou por considerar pessoas que tiveram uma orientação formativa recente, não havendo necessidade de uma formação longa. Depois da instituição, os ministros vão exercer a distribuição da Sagrada Eucaristia por três anos, na sequência, poderão renovar por mais três. Assim, além de dar oportunidade a outras pessoas, não haverá “ministério perpétuo”.

A formação está de acordo com as novas “Diretrizes do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão”, que, por sua vez, estão baseadas nos documentos da Santa Igreja e no diretório dos sacramentos da Arquidiocese de Vitória. Exige-se “responsabilidade para com este ministério, e para que ele seja exercido com dignidade e esmero. No Convento Nossa Senhora da Penha este ministério seguirá as orientações da Igreja, sendo constituído por leigos, com formação e vivência cristã, dispostos a cumprirem os requisitos necessários para exercer”, diz a abertura do livreto distribuído aos voluntários.
O documento ressalta ainda a necessidade de compreensão de que o ministério conferido é “em caráter extraordinário e como um chamado para servir ao Povo de Deus, e não uma honra, recompensa ou privilégio e que para exercê-lo é preciso ter disponibilidade”. O ministro também receberá uma “carteirinha” conferida pela Cúria Diocesana de Vitória, o que permite que o MESC atue em qualquer Igreja Católica Apostólica Romana do território brasileiro.

Ainda no livreto com diretrizes, os ministros encontrarão diversas informações necessárias, com deveres inerentes ao ministério, bem como apontamentos. Também foi designado pela fraternidade, um frade que irá acompanhar os ministros, será o primeiro coordenador responsável.
Outra iniciativa importante colocada em prática foi a ficha de informações pessoais, contendo nome, data de nascimento, estado civil, nome do cônjuge, profissão, telefone, endereço e histórico de doenças, problemas de saúde etc. O formulário também contém espaço para contatos de emergência de familiares.
A Missa com Instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia será na terça-feira (2 de dezembro), às 19h, na Igreja do Rosário, na Prainha, Vila Velha, com transmissão pelas redes sociais do Convento da Penha.


































