Convento em foco, a semana no Convento da Penha #6

Compartilhe:

Paz e Bem!

Está no ar o programa que destaca os principais acontecimentos da semana no Convento da Penha! Destaques para o Encontro Regional dos Frades do Espírito Santo, para a Missa do neossacerdote Alessandro Rebonato e outros assuntos.

Regional Franciscano 

Os franciscanos estão distribuídos em três fraternidades no estado do Espírito Santo, duas em Vila Velha, a do Santuário do Divino Espírito Santo e a do Convento da Penha, e uma a serviço da Paróquia Santa Clara, na cidade de Colatina. Periodicamente os freis que formam tais fraternidades se reúnem para momentos de oração, estudo e convivência. No último dia 16 houve uma dessas reuniões que, inclusive contou com a presença do Ministro Provincial, frei Fidêncio. O encontro aconteceu no Santuário e o principal assunto foi a preparação do Capítulo Provincial, uma reunião que ocorre a cada três anos, uma oportunidade de revisão da caminhada e redefinição de prioridades e projetos. O Capítulo Provincial será celebrado em novembro, na cidade de Agudos, interior de São Paulo.

Missa com padre Alessandro 

A celebração das três horas da tarde na última segunda-feira foi presidida pelo neossacerdote, padre Alessandro. O jovem presbítero foi ordenado no início do mês e, em sinal de gratidão à materna proteção da Virgem da Penha, fez questão de rezar junto ao altar de Nossa Senhora. O povo presente ao Campinho, bem como as centenas de pessoas que todos os dias rezam através das plataformas digitais do Convento, pôde acolher as bênçãos do novo ministro da Igreja e também reassumir o compromisso de rezar e promover novas vocações.

Nossa Senhora da Glória e a vocação à Vida Consagrada 

Frei Paulo César é animador vocacional da fraternidade do Convento e foi ele o presidente da Eucaristia celebrada às 09h do domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. No domingo da Assunção a Igreja no Brasil convida o povo a rezar pela vocação à Vida Consagrada. A exemplo de Maria, que se fez a Serva do Senhor, homens e mulheres são chamados a viver a partir da obediência à vontade do Senhor e ser sinal do Reino através da vida fraterna e da missão. Os franciscanos que vivem sua consagração a partir do Convento da Penha esperam continuar contando com a prece do povo e convidam pessoas de boa vontade para conhecer um pouco mais a jeito franciscano de estar no mudo e se juntarem a nós na missão de encher o mundo de Paz e Bem.

Prefeito de Vila Velha no Convento 

Entre os muitos devotos e peregrinos que participaram da missa no último domingo estava o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo com sua família. Subir à Penha não é uma novidade para ele, frequentador das missas e amigo do Convento.

Aos poucos as atividades vão ganhando corpo e o Convento já promove a participação do povo em três missas dominicais; a primeira às seis da manhã, outra às nove e uma terceira missa às quatro da tarde. Nunca é demais ressaltar a obrigatoriedade do usa da máscara sobre o nariz e a boca. A Pandemia despertou em nós a importância de cultivar um comportamento mais cuidadoso. Sejam bem vindos.

Criaturas louvam ao Senhor 

Marquinhos Antoniazzi é vice-presidente da Associação dos Amigos do Convento. Sempre presente, revela grande apreço pelo cuidado com a casa da Mãe das Alegrias. Criativo e dedicado, oferece suas habilidades para garantir êxito às diferentes atividades da Penha. Nutre especial apreço pelos animais que povoam a mata do Convento. As famílias de saguis já o identificam e até aguardam sua presença que garante alimentação saudável aos alegres animais.

Nunca é demais recordar que os saguis não são animais domésticos. Eles atraem, sobretudo, as crianças, se deixam fotografar, mas podem reagir com mordidas e arranhões quando se sentem ameaçados. Os saguis não devem ser alimentados com produtos industrializados.

Os macaquinhos do Convento nos convidam a um hino de louvor a Deus, origem de todas as criaturas.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X