Convento em foco, a semana no Convento da Penha #3

Compartilhe:

Paz e Bem!

Convento em foco, a semana no Convento da Penha. Nosso programa registra os principais fatos da semana. Você fica por dentro de tudo o que acontece na Penha. Logo no início da semana tivemos as homenagens aos avós e idosos e a triste notícia do falecimento do Frei Abel Schneider, centenário da Província Franciscana. Já no fim da semana, celebramos o Perdão de Assis no Campinho do Convento e ainda destacamos alguns momentos da Ordenação Presbiteral de João Tozzi e Vitor César, no Santuário Divino Espírito Santo, Vila Velha.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 

Instituído pelo papa Francisco o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi celebrado no Domingo dia 25. A Missa das 09h no Campinho do Convento contou com a presença de muitos casais da Pastoral Familiar da Área de Vila Velha. Preces e orações foram dirigidas a Deus em favor daqueles homens e mulheres que nos indicam a importância do cuidado e do respeito por aqueles que estão há mais tempo na estrada. A proteção da Virgem, Mãe das Alegrias guie os passos dos idosos, dos vovôs e das vovós.

Frade falecido 

A irmã morte mais uma vez visitou a fraternidade franciscana. Na quarta-feira, dia 28, frei Abel Schneider foi chamado de volta à casa do Pai. Sua morte se deu uma semana depois de ter completado 100 anos de vida. Frei Abel passou os últimos anos na fraternidade de Rodeio, Santa Catarina, onde os freis fazem o ano de noviciado, recebem o hábito franciscano e são admitidos à Ordem. O confrade viveu 74 anos como religioso franciscano, dos quais 67 como padre também.

Certa ocasião manifestou sua opinião acerca da sua longa caminhada religiosa: “Toda pessoa humana enfrenta provações. Passei também as minhas, e se até aqui venci, espero ser fiel até o fim”. Hoje, no céu frei Abel pode celebrar a fidelidade cultivada por toda a vida. Descanse em paz e do céu interceda por nós.

Perdão de Assis 

O convite à reconciliação iluminou a noite do Perdão no Campinho do Convento. Um bom número de pessoas, guardando o protocolo de segurança sanitária, pôde vivenciar momentos de piedade e de revisão de vida. A celebração franciscana ocorrida na última sexta-feira se deu em clima de recolhimento e todos, envolvidos pelas canções e encenações, tiveram oportunidade de reiniciar com vigor o processo de reconciliação com Deus, com os irmãos e irmãs e consigo mesmo. O povo que estava no Campinho e tantos outros que rezaram pelas plataformas digitais do Convento reassumiram o compromisso de ser instrumento do perdão e construir pontes ao invés de muros.

Ordenação no Santuário 

Na manhã do último sábado, os franciscanos do Santuário de Vila Velha acolheram o povo e o presbitério da Arquidiocese de Vitória para celebrar a ordenação presbiteral dos diáconos Vitor César e João Tozzi. O arcebispo dom Dario presidiu a Eucaristia e exortou aos ministros ordenados e também aos leigos a se dedicarem na construção de uma Igreja servidora. A celebração marcou a primeira ordenação de um homem viúvo no Estado do Espírito Santo. O agora padre João Tozzi tem 78 anos e ficou viúvo em 2011, foi ordenado diácono permanente e, depois de um período de discernimento, foi acolhido para a ordenação presbiteral. A Igreja se alegra com a disposição manifestada pelos novos presbíteros e insiste na importância da prece pelas vocações.

Cantinho Vocacional 

Durante os finais de semana do mês de Agosto, tempo dedicado ao anúncio e ao cultivo vocacional, os franciscanos de Vila Velha vão montar o Cantinho Vocacional. Um espaço reservado ao acolhimento dos que desejam conhecer um pouco mais o estilo de vida e as opções da família franciscana. Com empenho e criatividade os voluntários do Convento estão deixando tudo bem bonito. Será motivo de muita alegria acolher você para um bom papo sobre a vocação franciscana.

Aumento do número de romeiros e visitantes 

O mês de julho registrou sensível aumento do número de romeiros e visitantes no Convento da Penha. O recesso escolar, a sensação de segurança trazida pelo avanço da vacinação, aliadas à diminuição do número de infectados e mortos na Pandemia estimularam a visita à casa da Mãe das Alegrias, o Santuário do Perdão e da Graça. Já aprendemos que o uso da máscara, a higienização das mãos são medidas que contribuem para que todos estejam protegidos do contágio. Além de serem gestos de caridade e cuidado entre os irmãos e irmãs. Por isso, não é demais repetir: vem ao Convento? Não se esqueça da máscara e do álcool em gel. Sejam bem vindos.

Nova programação  

Aos poucos o Convento da Penha vai retomando suas atividades ordinárias. Por ser bastante acanhada, a capela no alto da montanha ainda não está sendo usada. As celebrações estão acontecendo no Campinho. De segunda a sábado há duas missas, uma às sete da manhã, outra às três da tarde. A partir do dia primeiro de agosto e enquanto a situação sanitária permitir, todo domingo além da já tradicional missa das nove horas, haverá uma missa às seis da manhã e outra às quatro horas da tarde.

Como é bom poder acolher novamente os filhos e filhas de Nossa Senhora que estão de volta à casa da Mãe das Alegrias.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X