Convento em foco, a semana no Convento da Penha #11

Compartilhe:

Foto: Marcos Antoniazi

Paz e Bem!

Nosso programa registra os principais acontecimentos da semana. Hoje destacamos as festas litúrgicas em memória dos santos, os primeiros preparativos para a Festa da Penha 2022 e os festejos dos 35 anos da PJ Capixaba

Se liga no programa!


Santos e festas – A memória dos Mártires da Coreia: André, Paulo e companheiros teve destaque nas celebrações da última segunda no Convento. O exemplo de cristãos abnegados que testemunharam sem temor o evangelho de Jesus Cristo mesmo com ameaças e perseguições aponta o caminho de fidelidade ao projeto de Jesus Cristo e estimula a todos a vencer as dificuldades que os dias de hoje nos impõem.  

No dia seguinte foi a vez de celebrar São Mateus, apóstolo e evangelista. Frei Valdir, que presidiu a missa da tarde, destacou o trecho do evangelho que se aplica ao próprio Mateus, cobrador de impostos e por isso tido como pecador: “Não são os sãos que precisam de médico, mas os doentes”. Neste dia rezamos em comunhão com a Diocese de São Mateus no norte do Espírito Santo que recordava seu padroeiro.

O exemplo de São Pio de Pietrelcina foi recordado na quinta-feira. Este filho de São Francisco que morreu em 1968 nos apontou o caminho da piedade e da devoção e sua festa nos convida à santidade.

Festa da Penha 2022 – A Comissão Organizadora da Festa da Penha esteve reunida na manhã da última terça-feira com representantes de diversas entidades da iniciativa privada, tais como restaurantes, hotelaria, comércio e turismo. A intenção é tratar o maior evento religioso do Espírito Santo de forma a unir forças e somar potencialidades, especialmente neste momento de expectativa de retomada após a fase mais crítica da pandemia. Apesar das incertezas trazidas pela Pandemia, a comissão da Festa tem trabalhado com a expectativa de poder realizar, ao menos, algumas atividades com a presença dos devotos de Nossa Senhora. A festa da Penha 2022 acontecerá entre os dias 17 e 25 de abril do ano que vem. 

Pesquisa arqueológica – Acompanhados da Superintendente do IPHAN – ES, Elisa Taveira, representantes do IPAE – Instituo de Pesquisas Arqueológica e Etnográficas, vieram à Penha e apresentaram proposta de pesquisa relativas ao Convento. O Instituto identificou cinco áreas que permitiriam abordagem arqueológica importante. Duas delas mereceram destaque: a Ladeira de penitência e gruta frei Pedro Palácios e a área que popularmente é chamada senzala. Os estudos e tratativas terão continuidade e, até o mês de dezembro deverão ser definidos os contornos do projeto e sua execução.  

25 anos – Festa das Juventudes no Campinho – No sábado, dia 25, o Campinho do Convento se encheu de festa e alegria para celebrar os 25 anos da Pastoral da Juventude no Estado do Espírito Santo. Representantes das juventudes vieram ao Convento motivados pelo tema da festa que dizia “Nos braços da Virgem da Penha esperançamos e seguimos a outras margens”. A festiva Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Vitória, dom Dario que agradeceu a missão dos Jovens no autêntico anúncio e na clareza de opções que nos aproximam do Reinado de Jesus.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X