Convento em Foco #22

Compartilhe:

Paz e Bem!

A 22ª edição do Convento em Foco, o programa que registra os principais acontecimentos da semana no Convento da Penha. Nesta semana, registramos o dia de Santa Luzia e de São João da Cruz; o aniversário de 30 anos de Ordenação do Frei Valdir Nunes; o Terço das Famílias com a oração da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora; a retomada do Pedal Paz e Bem; os falecimentos do artista Marco Ortiz e da mãe do frei Luiz Flávio; a Novena de Natal e a terceira edição do “Natal da Paz e do Bem”.

Confira todos os detalhes dessa semana, que foi bem agitada, no Santuário da Mãe das Alegrias!

Dia de Santa Luzia

A terceira semana do Advento começou com o destaque para a memória de Santa Luzia, Virgem e Mártir, invocada como a protetora dos olhos. Desde o século V os cristãos devotam a Luzia a proteção as coisas que se referem a visão e aos olhos. Diz a antiga tradição oral que essa proteção se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A Missa das 15h no Convento foi presidida pelo Frei Valdir Nunes, com presença de muitos devotos de Santa Luzia.

São João da Cruz

Na terça-feira o dia foi repleto de atividades. A Igreja fez memória de memória de São João da Cruz, Presbítero e Doutor da Igreja.
João nasceu na Espanha em 1542. Ainda na infância, ficou órfão de pai. Sua mãe mudou-se então para Medina, onde João trabalhava num hospital de dia e estudava gramática a noite. Ele e Santa Tereza D’Ávila trabalharam na reforma do Carmelo, recuperando os princípios e a disciplina. A doutrina de João da Cruz é plenamente fiel à antiga tradição: o objetivo do homem na terra é alcançar “Perfeição da Caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo amor”; a contemplação não é um fim em si mesma, mas deve conduzir ao amor e à união com Deus pelo amor.

Aniversário de Ordenação do Frei Valdir

Nossa Fraternidade se alegrou com o aniversário de ordenação do Frei Valdir Nunes, que comemorou seus 30 anos de vida sacerdotal. Ele é natural de Adamantina, São Paulo. Nasceu no dia 24 de agosto de 1960 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1984. Fez a profissão solene no dia 02 de agosto de 1989 e foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1991. A alegria é uma das características marcantes do Frei Valdir. Ele anda sempre assim: sorridente e feliz, contagiando a todos com a paz, a felicidade, os sentimentos bons. Está sempre de bom humor, divertindo a fraternidade. Ao Frei Valdir, nossas preces e orações para que a Virgem da Penha abençoe sempre seu ministério e sua caminhada.

Terço das Famílias

A terça-feira ainda reservou espaço para o Terço das Famílias. Os Freis Pedro de Oliveira e Paulo César retomaram a oração da Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, o chamado “Rosário Franciscano”. Trata-se de uma devoção franciscana à Santíssima Virgem, iniciada em 1442, no tempo de São Bernardino de Siena, quando se difundiu a notícia de uma aparição de Maria a um noviço franciscano. Sugeriu-lhe recitar a cada dia sete dezenas de Ave Marias intercaladas com a meditação de sete mistérios gozosos que ela viveu em sua existência.

Nossa Fraternidade meditou as Sete Alegrias de Maria: 1ª Alegria –  A Anunciação do Anjo; 2ª Alegria – A Visita de Maria a sua prima Isabel; 3ª Alegria – O Nascimento de Jesus; 4ª Alegria – A Adoração dos Reis Magos; 5ª Alegria – O Encontro do Menino Jesus no Templo; 6ª Alegria –  Maria vê a Jesus Ressuscitado e 7ª Alegria – A Assunção de Maria e sua Coroação no Céu.

Pedal Paz e Bem

Também na noite de terça-feira, um momento de reencontros marcou a vida de centenas de pessoas. Isso porque depois de quase 2 anos, a turma do Pedal Paz e Bem realizou a primeira edição do pedal ao Convento depois do início da pandemia. Parados desde março de 2020, a tradicional subida ao Santuário estava suspensa atendendo aos pedidos das autoridades sanitárias para evitar a transmissão do coronavírus. Como as medidas foram aos poucos sendo flexibilizadas, a organização preparou a primeira edição de 2021. O número de participantes surpreendeu a todos. Foram 585 ciclistas! O retorno do Pedal ao Convento emocionou a organização e o Frei Pedro de Oliveira, que acolheu a todos e abençoou os pedaleiros. Agora já está sendo organizada uma Missa dos Ciclistas em 2022.

Falecimento do artista Marco Ortiz

Faleceu na manhã da última quarta-feira, o médico e artista Marco Ortiz, conhecido no Estado por ter um famoso restaurante vegano no Centro de Vitória, onde morou. Como artista, era ator de teatro e produtor, e atuava no famoso “Auto de Frei Pedro Palácios”, que durante muitos anos foi apresentado para o público aos pés do Convento da Penha, na Festa da Penha e na festa da Colonização do Solo Espírito-Santense. O espetáculo histórico e religioso, é uma peça ao ar livre, de reconhecimento nacional e já foi vista por mais de 300 mil pessoas. A última apresentação do espetáculo que ocorreu em 15 de março de 2014 e no ano passado havia expectativa que pudesse ser apresentado nos 450 anos da Festa da Penha, por conta da pandemia, o teatro foi adiado.

Aos familiares e amigos e à toda a comunidade artística local, nossas preces e solidariedade pelo falecimento do médico Marco Ortiz. Que a Virgem da Penha o acolha na glória dos céus.

  1. Falecimento da Mãe do Frei Luiz – Também nessa semana, recebemos a notícia do falecimento da dona Guidomar Adami Loureiro, mãe do nosso saudoso Frei Luiz Flávio Adami Loureiro. Dona Guidomar tinha 96 anos e faleceu após 18 dias internada no hospital Santa Rita, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Como costumava fazer, aos domingos após a Missa das 9h, Frei Luiz sempre descia a Penha e passava a tarde de domingo com ela, além de levar até ela a Sagrada Comunhão. Frei Luiz ainda acompanhou de perto um tratamento dentário que a mãe foi submetida também no ano passado. Nossa fraternidade se solidariza aos familiares enlutados e eleva aos céus a prece de gratidão pela vida da dona Guidomar. Que o Senhor a acolha na Eternidade, dê a ela o descanso e a Luz Eterna.
  2. Novena de Natal – O querido Papa Francisco nos convida a celebrar o ano “Amoris Laetitia”. Essa expressão latina significa “a alegria do amor”. Trata-se de uma carta que o Santo Padre escreveu há mais de cinco anos, para falar da importância e da alegria do amor conjugal na vida dos casais e na vida da Igreja de Cristo. Essa exortação apostólica, publicada em 2016, aborda diversos assuntos relacionados à vida familiar. Percebendo a importância e a graça de mais famílias poderem refletir suas paternas palavras, os Missionários Redentoristas elaboraram a Novena de Natal 2021: Em Belém, nasce a família, Santuário da Vida. Assim, os franciscanos do Convento de Nossa Senhora da Penha, o Santuário do Perdão e da Graça, partilham com vocês os conteúdos dessa maravilhosa Novena, convidando a todos a rezar conosco em preparação ao Natal do Senhor. Todos os dias pelas redes sociais do Convento. Acompanhe!

 

  1. Natal da Paz e do Bem – A semana terminou com muita emoção em uma noite especial de música, luzes, imagens, devoção e encanto, com a realização de um grande concerto natalino. O “Natal da Paz e do Bem” aconteceu em sua terceira edição, na noite da última sexta-feira no Campinho, com o concerto da Orquestra de Mulheres do Espírito Santo, sob a regência da maestrina Alice Nascimento. A intenção foi de resgatar a espiritualidade franciscana e celebrar o Nascimento de Jesus Cristo sob a visão de Maria, sua Mãe, celebrar ainda o Natal na mística de São Francisco de Assis. A mensagem final é: Que a simplicidade vença toda a soberba, que os encantos da noite de Belém sustentem e revigorem todos os nossos sonhos. Que a mensagem da Noite Santa do Natal do Senhor nos comprometa com a construção de um mundo mais cheio de paz e de bem

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X