Paz e Bem!
A semana no Convento da Penha foi agitada e você sabe, o programa #ConventoemFoco registra os principais acontecimentos da semana. Você fica por dentro da nossa vida e missão. Nesta edição #21, registramos as romarias dos liguistas ao Convento, a passagem dos caminheiros dos Passos de Anchieta; os festejos da Imaculada Conceição, o lançamento da #FestadaPenha2022, a instalação do Regional Leste 3 da CNBB e por fim o último encontro do Terço dos Homens no Convento neste ano de 2021.
Ufa! Quanta coisa… Confira que o programa está muito especial!
Domingo com romarias ao Convento
A semana começou com a celebração do 2º Domingo do Advento e dois eventos marcaram a manhã no Convento da Penha. O primeiro foi a presença dos devotos de São José de Anchieta, na passagem dos “Passos de Anchieta”. Entre os peregrinos estavam quatro jesuítas, oito vocacionados da Companhia de Jesus e uma colaboradora. O percurso de 4 dias de caminhada em 100km de extensão, teve início no Convento e destino o Santuário Nacional de Anchieta, na cidade de Anchieta.
Também caminheiros, os liguistas celebraram seu dia e ainda realizaram a tradicional romaria das Ligas Católicas ao Convento da Penha. O encontro reuniu as três Federações das Ligas: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro e Diocese de Colatina. As ligas são formadas por diversos grupos fiéis que falam da importância de adoração à Deus e a prática da devoção à Sagrada Família de Nazaré, “Jesus, Maria e José”.
A Romaria dos Liguistas ao Convento já é uma tradição e ocorre sempre no primeiro domingo de dezembro.
Toda Terça Tem Terço em Família
Todo início de semana é tempo de fortalecer nossa confiança na materna intercessão de Maria. Chega a terça-feira você já sabe que tem um compromisso com a fraternidade do Convento, afinal, Toda Terça Tem Terço em Família. Rezar o Terço é uma das mais singelas formas de chegar ao coração de Deus. Por meio da repetição das Ave Marias, elevamos nossa prece sincera que brota do coração. Não é apenas uma oração repetitiva, pelo contrário, ela nos faz meditar desde o Anúncio do anjo à Maria, até a morte e ressurreição de Jesus. O Terço da semana marcou o retorno do Frei Pedro de Oliveira que estava em Agudos, São Paulo participando do Capítulo Provincial.
Arquidiocese lança livro
Com apoio da Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória a obra “Teologia da história e ação transformadora” (PUC Rio/ Leitura Capital) foi lançada com a presença de três dos 12 autores, que assinam capítulos dedicados a tratar de como se relacionam a prática de vida cristã num mundo marcado pela idolatria ao capital, a destruição da terra, a exclusão social e outras questões.
Ficou interessado em adquirir o livro? Acesse: conventodapenha.org.br e saiba como comprar um exemplar.
Lançamento da Festa da Penha
A quarta-feira reservou um momento mais que especial no Convento. Em clima de cuidado e esperança, a próxima edição da Festa da Penha, que acontece entre os dias 17 e 25 de abril, foi oficialmente lançada para os patrocinadores, para a imprensa e para o público devoto. A festa terá como tema em 2022 “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, um trecho da Ladainha de Nossa Senhora. A escolha é uma alusão tanto ao início da retomada quanto à cautela que ainda precisamos ter neste período de pandemia.
O evento de lançamento da Festa da Penha aconteceu na Sala de Exposições do Convento e contou com a participação de autoridades e da fraternidade franciscana do Convento. A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba.
A arte da Festa da Penha 2022 traz Nossa Senhora com o Menino Jesus aos braços pintada em aquarela. A ilustração, que estará em peças de divulgação do evento, remete aos novos tempos de esperança e alegria e também relembra a obra que deu origem à história do Convento: a tela trazida por Frei Pedro Palácios.
No nosso site tem a cobertura completa da Festa da Penha 2022: conventodapenha.org.br. Desde já queremos pedir: Saúde dos Enfermos, rogai por nós.
Reunião com o Secretário de Saúde
Também na quarta-feira, no início da tarde, Frei Pedro de Oliveira esteve na Secretaria de Estado da Saúde para uma reunião com o Secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes. Em pauta, a realização da Festa da Penha e a possibilidade dela ocorrer no formato híbrido, com participação das pessoas em eventos tradicionais como as romarias. De acordo com o secretário, para planejar o evento com presença de fiéis será preciso aumentar o índice de pessoas que completaram o esquema vacinal e uma maior testagem em toda a Grande Vitória. Está sendo estudada ainda a possibilidade de um mutirão de vacinação no Convento.
Solenidade da Imaculada Conceição
O dia 8 de dezembro é ainda mais especial para nossa Província, afinal, a Imaculada Conceição é nossa padroeira. A Igreja São Francisco de Assis em Vila Clementino, São Paulo acolheu o novo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira que presidiu a Celebração e os Definidores que estão reunidos no Congresso Capitular na Sede Provincial e o Definidor e Visitador Geral, Frei César Külkamp. Na Penha, a Missa das 15h foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira.
Missa de Instalação do Regional Leste 3
O Santuário Divino Espírito Santo, localizado no Centro de Vila Velha, recebeu a Celebração Eucarística de instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, no fim da manhã do último sábado, dia 11 de dezembro. O novo Regional é composto pelas Igrejas particulares do Estado do Espírito Santo, sendo as dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, de Colatina e de São Mateus; e a Arquidiocese de Vitória. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória e presidente do Leste 3, Dom Frei Dario Campos com presença de bispos de várias partes do Brasil e do presidente da CNBB, Dom Walmor de Oliveira Azevedo.
Terço dos Homens no Convento
A semana terminou com a última edição do encontro mensal do Terço dos Homens no Convento neste ano de 2021. Celebrando a Imaculada Conceição e Nossa Senhora sob o título de Guadalupe, representantes da coordenação estadual do Terço dos Homens no Espírito Santo, subiram ao Convento para rezar. Em sinal de gratidão eles agradeceram pela oportunidade ao longo de mais um ano e reafirmaram que o Convento é a referência escolhida pelo movimento no estado para difundir uma devoção tão importante para Igreja. O Terço dos Homens é um dos movimentos que mais crescem na Igreja e no Convento, encontram alento e esperança.