Convento em Foco 2022 | de 02 a 08 de janeiro

Compartilhe:

Paz e Bem!

Estava com saudades do nosso encontro semanal? Estamos de volta com o programa que te informa sobre a vida e missão dos franciscanos da Penha. Toda semana apresentamos um resumo dos principais fatos que movimentaram o dia a dia do Convento da Penha.

Hoje destacamos a presença do Ministro Provincial no Convento, a chegada do novo Guardião, Frei Djalmo Fuck; a nova missão do Frei Lucas Moreira; os 27 anos de Ordenação Sacerdotal do Frei Pedro de Oliveira; e a Horta do Frei Pedrinho.

Confira porque o programa está imperdível!


SOLENIDADE DA EPIFANIA

O primeiro domingo do ano civil, ficou marcado com a celebração da Epifania, a manifestação de Deus que se fez homem e habitou entre nós. Na Missa das 9h, realizada no Campinho do Convento, centenas de fiéis rezaram junto com a nossa fraternidade, ainda motivados pela passagem do ano. Na homilia, Frei Paulo César reafirmou que as portas da Igreja devem estar sempre abertas para todos, como o coração de Jesus que ama a todos.

MISSA COM MINISTRO PROVINCIAL

Na segunda-feira, a Celebração da Eucaristia das 15h, foi presidida pelo Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Paulo Roberto Pereira, que estava em solo capixaba para combinar a transição da guardiania da fraternidade e a reitoria do Santuário da Penha, com o novo Guardião, Frei Djalmo Fuck. O tema da Missa foi reconciliação. Frei Paulo Roberto enfatizou a importância do verbo PERMANECER, pedindo que este tempo seja cheio de reconciliação.

NOVO GUARDIÃO E REITOR

Pela manhã, tivemos a presença do nosso novo Guardião, Frei Djalmo Fuck e de sua mãe dona Ivone Bunn Fuck, que reside na cidade de Brusque, Santa Catarina. Frei Djalmo assume o novo serviço no Convento Penha e continua até o fim de janeiro na Paróquia do Rosário, onde até então era pároco desde 2016. Com a eleição do Frei Paulo Roberto Pereira como novo Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, ele foi escolhido para ser o Guardião da Fraternidade e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Frei Djalmo tem 47 anos, é nascido em Angelina (SC), vestiu o hábito franciscano em 12/01/1995; fez a profissão solene na Ordem Franciscana em 02/08/2000 e foi ordenado presbítero em 10/05/2003.

O frade catarinense está conhecendo e conversando com os funcionários, colaboradores e voluntários. Ele também vai participar de reuniões com os representantes da Associação dos Amigos do Convento da Penha, entidade criada em 1996, com a finalidade principal de garantir a manutenção e conservação do Convento; e com a comissão da Festa da Penha, que neste ano vai acontecer de 17 a 25 de abril.

NOVA MISSÃO DO FREI LUCAS

O jovem frade capixaba, Lucas Moreira Almeida, concluiu no último ano o tempo da filosofia, e agora, embarca para Angola, onde nossa Província Franciscana realiza um serviço missionário há 31 anos. Frei Lucas passou 20 dias em terras capixabas, de férias. Na manhã do último sábado viajou para São Paulo onde vai aguardar os trâmites e documentos para então ir para o país africano. Ele acolheu com satisfação a grande responsabilidade se ser missionário a modo de Francisco de Assis em Angola.

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO FREI PEDRO

Também na sexta-feira, lembramos os 27 anos de ordenação presbiteral do nosso confrade, Frei Pedro de Oliveira, que está de férias no sertão da Paraíba. Frei Pedro foi ordenado sacerdote no dia 07 de janeiro de 1995. O seu lema de Ordenação é: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve”, inspirado no Evangelho de Lucas 22, 27. Assim que retornar de férias, no início de fevereiro, ele segue para a nova missão: assume como pároco na Paróquia Santa Clara de Assis em Colatina, noroeste do Espírito Santo. Ele é filho da terra, capixaba da gema, nascido e criado em Porto Novo, Cariacica-ES. Ao Frei Pedro, nossas preces e orações pelo seu ministério e sua caminhada.

HORTA DO FREI PEDRINHO

Há alguns meses mostramos uma iniciativa que tem rendido bons frutos. A Horta do Frei Pedro Engel foi uma invenção de sucesso no Convento. Ele aproveitou o isolamento no tempo da pandemia para plantar e um cantinho até então inutilizado. Frei Pedro começou com cebolinha, alface, tomate, couve, pimentão… Hoje a horta virou uma pequena plantação com flores e outras hortaliças. Ele dá algumas dicas para quem quer fazer uma pequena horta em casa.

DISCRIMINAÇÃO E PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

Contra a discriminação e perseguição religiosa, essa é a intenção de oração do Papa Francisco na série especial “O Vídeo do Papa”, para oração durante o mês de janeiro. Como é possível que hoje muitas minorias religiosas sofram discriminação ou perseguição? Como permitimos que nesta sociedade altamente civilizada existam pessoas que são perseguidas simplesmente por professar publicamente sua fé? Isso não só é inaceitável, é desumano, é insano. Rezemos juntos com o Papa que as pessoas que sofrem discriminação e perseguição religiosa encontrem nas sociedades em que vivem o reconhecimento e a dignidade que nasce de ser irmãos e irmãs.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X