Paz e Bem!
Nosso programa registra os principais fatos da semana. Nesta edição #19, destacamos o V Dia Mundial dos Pobres, mais uma reunião dos preparativos da #FestadaPenha2022, o feriado prolongado no Convento e o aniversário da Ordem Franciscana Secular.
Confira os detalhes no vídeo.
Dia Mundial dos Pobres
O V Dia Mundial do Pobre mereceu destaque nas celebrações do último domingo no Convento. Ao propor esta iniciativa, o papa Francisco convida a cada um de nós a purificar o olhar em relação aos pobres que, segundo ele, são o sacramento vivo de Jesus Cristo e seu Reino. Além das preces em favor dos pobres, os cristãos são chamados a acolhê-los com fraternidade, além de promover ações que favoreçam o resgate da sua dignidade e combatam aquelas situações que geram concentração dos bens nas mãos de poucos e fome e morte para milhões. Além das missas, as plataformas digitais do Convento se uniram aos esforços da Arquidiocese de Vitória na promoção da Campanha Paz e Pão. Através da arrecadação e distribuição de alimentos, a Campanha almeja atender às mais de dez mil famílias em situação de insegurança alimentar que foram cadastradas pelas Paróquias. Saiba como participar da Campanha acessando o Portal do Convento: conventodapenha.org.br
Feriado prolongado
O último feriado prolongado do ano de 2021 teve a marca da instabilidade do tempo. A chuva marcou presença em grande parte dos dias, mas o sol também apareceu. Com chuva ou com sol, romeiros e visitantes de diferentes localidades do Brasil e também de outros países vieram ao Convento e puderam rezar e contemplar as maravilhas deste Santuário da natureza. A expectativa é que nos próximos meses cresça ainda mais o número de pessoas em visita ao Convento. Todos são muito bem vindos. Sempre oportuno recordar que o uso da máscara sobre o nariz e a boca é obrigatório. A higienização das mãos é sinal de cuidado com a própria saúde e com o bem estar dos irmãos. O aprendizado doloroso dos tempos de Pandemia deve ser vivido com atenção.
Ordem Franciscana Secular
Na última segunda, irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular vieram ao Convento participar da missa das quinze horas e louvar a Deus pelo aniversário de instalação canônica da fraternidade que se reúne a partir do Convento da Penha. Espalhados pelos quatro cantos do mundo, os leigos e leigas franciscanas assumem a forma de vida proposta por Francisco de Assis e desejam ser sinais da paz e do bem nos diversos ambientes da sociedade. A fraternidade da OFS receba os parabéns e sinta-se motivada a perseverar no caminho de Clara e Francisco de Assis.
Festa da Penha
Na quarta-feira que passou houve reunião da Comissão de Organização da Festa da Penha. As tratativas a respeito preparação da maior manifestação religiosa do Estado do Espírito Santo envolvem muitas pessoas e organismos. A Festa é promovida pelos franciscanos da Penha, pela Associação dos Amigos do Convento e pela Arquidiocese de Vitória. A data da Festa está definida; vai acontecer entre os dias 17 a 25 de abril. A definição da programação está atrelada ao avanço da vacinação contra o Covid dezenove e o estabelecimento de ambiente sanitário mais seguro. Por isso, todos que queremos voltar a celebrar a Festa da Penha com suas vibrantes manifestações, devemos estimular nossos familiares, parentes e amigos a buscar a vacinação e continuar os cuidados para que a saúde de todos seja restabelecida. Se todo mundo ajudar, isso tudo vai passar.
Festas litúrgicas da semana
A semana que passou trouxe a comemoração de diversos Santos. Logo na segunda, dia 15, houve a festa de Santo Alberto Magno. Ele faleceu em 1280 e em vida se distinguiu pela dedicação aos estudos e ao magistério. Santo Alberto nutriu grande devoção a Nossa Senhora de quem queria imitar a simplicidade e humildade. Na terça-feira, dia 16, foi a vez de celebrar Santa Margarida, padroeira da Escócia. Dela se diz “mulher tão cheia de fé que soube mostrar como uma coroa real pode unir-se à coroa da fé. Através do exemplo de sua vida pessoal, levou um país inteiro ao cristianismo, desde a sua época até hoje”. Outra rainha que alcançou a santidade foi a franciscana Isabel da Hungria, cuja memória celebrou-se na quarta-feira, dia 17. Isabel nasceu em 1207 e faleceu em 1231. Sua nobreza maior não foi dada pelo título de Rainha, mas por seu amor ao Cristo pobre a quem ela serviu nos muitos pobres que cruzaram seu caminho. Mais uma semana recheada de exemplos que devemos nos esforçar por seguir a fim de que, também nós, alcancemos a santidade.
Seguidores no Instagram
Atentos à evolução dos mecanismos de contato com os fiéis, sobretudo no meio eletrônico, o Convento vem se esforçando para oferecer material de qualidade através das diferentes plataformas digitais. Além do Portal do Convento na Internet, possuímos um canal no Youtube, uma página no Facebook e um perfil no Instagram. Aliás, nesta semana que passou o Convento passou dos cento e dezenove mil amigos no Instagram. Isso mesmo, cento e dezenove mil pessoas podem ter acesso aos informes, às fotografias, às mais diferente publicações que nossa equipe de comunicação oferece aos que desejam cultivar proximidade com a vida e missão dos franciscanos da Penha. Você já segue o Convento no Instagram? Convide seus amigos a seguir @conventodapenha. Venha fazer parte da família dos Amigos do Convento no Instagram.