Paz e Bem!
Em mais uma semana, nosso programa registra os principais acontecimentos do Convento. Você fica por dentro da vida e missão dos franciscanos da Penha! Hoje destacamos a visita de Dom Geraldo Lyrio Rocha, a presença de muitos romeiros da Penha, a memorável passagem do Papa São João Paulo II pelo Espírito Santo e o exemplo da vida de tantos santos e santas.
Confira mais uma edição do #ConventoemFoco
Dom Geraldo Lyrio
Como bom filho que sempre volta à casa da mãe, dom Geraldo Lyrio, na companhia de alguns padres, visitou o Convento no dia 19. O período de resguardo da Pandemia o manteve afastado das atividades e também não favoreceu sua visita, ao menos anual, à casa da Mãe das Alegrias. Antes de tornar-se Arcebispo Emérito de Mariana, Minas Gerais, ele foi o primeiro bispo de Colatina e também bispo de Vitória da Conquista, na Bahia. Entre os anos 2007 e 2011 serviu a Igreja no Brasil sendo presidente da CNBB. Natural da cidade de Fundão, dom Geraldo traz na alma a devoção que caracteriza a identidade religiosa capixaba. A partir do altar de Nossa Senhora da Penha dom Geraldo rezou pelo Brasil, pelas vocações e pelas missões e deixou sua bênção paternal à nossa fraternidade. Seja sempre bem vindo.
Protocolo de segurança
Ainda que esbarre em resistências pontuais, a vacinação contra o Coronavírus tem crescido em nossas cidades e, por consequência, tem diminuído o número de internações e óbitos. As pessoas recuperaram a sensação de segurança e, aos poucos, vão retomando atividades que no tempo mais agudo da Pandemia prudentemente foram evitadas. O Convento é um bom termômetro para evidenciar o novo tempo que está surgindo e tem recebido grande número de romeiros e visitantes. Novos tempos exigem novos hábitos. A Pandemia não pode ter sido apenas o período da doença e da morte. Com dor e sofrimento fomos resgatando a importância do cuidado, da atenção, do respeito, da gratidão pelo dom de viver e conviver. Por isso devemos insistir, vem ao Convento? Lembre-se, é obrigatório o uso da máscara sobre o nariz e a boca; higienize as mãos sempre que necessário; evite permanecer muito tempo em lugares acanhados e com muitas pessoas. Seu cuidado é sinal do seu compromisso com a vida.
Reparos no telhado
Quem dá atenção aos sinais da natureza já sabe, os meses de agosto e setembro o vento faz a festa pelas bandas de Vila Velha. Situado no alto da montanha, o Convento é testemunha da ação do irmão vento que sopra com vontade. O vento que traz frescor é o mesmo que exige maior cuidado com a manutenção dos telhados da Casa da Mãe das Alegrias. Assim depois do vento e das chuvas a turma da manutenção da Associação dos Amigos do Convento da Penha, sempre de olho vivo, promoveu a substituição das telhas quebradas e recolocou no lugar aquelas que foram deslocadas. A manutenção do Convento é um serviço permanente e é a generosidade dos amigos do Convento que sustenta tais ações. Você que já é amigo do Convento receba nossa gratidão. Se você quiser fazer parte da família dos Amigos do Convento, procure informações na Secretaria do Convento ou no nosso endereço na internet: conventodapenha.org.br.
Os santos da semana
Os fiéis que participaram das missas no Convento durante a semana foram convidados a recordar o exemplo e implorar a intercessão dos santos. Na segunda houve a festa de São Lucas, evangelista, padroeiro dos médicos. Na terça foi memória de São Paulo da Cruz, fundador da Congregação dos Passionistas e que morreu em 1775; além dele, também se fez memória do franciscano São Pedro de Alcântara que, embora pouco conhecido, é junto com Nossa Senhora padroeiro do Brasil. Na sexta foi a vez de recordar a santidade do papa João Paulo II, santo dos nossos tempos que, inclusive, visitou o Espírito Santo e rezou diante da imagem de Nossa Senhora da Penha. No sábado, dia 23, foi a memória do franciscano São João de Capistrano, falecido em 1456. Os santos e santas de Deus intercedam por todos nós.
Festa de Frei Galvão
A Festa de frei Galvão será celebrada na próxima segunda, dia 25. Em comunhão com os franciscanos presentes também no Santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro na cidade de Guaratinguetá, você poderá participar da missa solene através das plataformas digitais do Convento da Penha. Em matérias especiais a vida e o exemplo de frei Galvão são apresentados como caminhos possíveis para que também nós, seus devotos e conterrâneos, possamos buscar uma vida santa. Confira a programação da Festa de São Frei Galvão, acesse conventodapenha.org.br.
Celebração do Abraço e da Esperança
Os franciscanos da Penha promovem uma vez a cada mês a celebração do Abraço e da Esperança. Nesta celebração, através de um mural virtual, fazemos homenagem e rezamos por aqueles que completaram seus dias na terra e agora participam da convivência eterna com Deus no céu. O Mural vai contemplar os falecidos dos últimos seis meses, ou seja, de abril até hoje. Para compor o Mural você pode selecionar e enviar para o número que está aparecendo na sua tela uma foto da pessoa falecida, com o nome e a data do falecimento. A prece da Igreja será sinal de solidariedade na dor e de partilha da fé na ressurreição. Celebração do Abraço e da Esperança, próxima terça-feira às 15h com transmissão pelo Youtube e pelo Facebook do Convento.
São João Paulo II em Vitória
Por três vezes o Papa João Paulo II esteve em terras brasileiras. A primeira viagem apostólica de um papa ao nosso país foi em 1980. O papa peregrino voltou em 1991 e também em 1997. Com o propósito de fortalecer a presença da Igreja pelo mundo e incentivar sua missão, as viagens internacionais se destacaram no longo pontificado do hoje canonizado João Paulo II.
Esta semana recordamos agradecidos a passagem do sucessor de Pedro por terras capixabas. Há trinta anos, no dia 19 de outubro, o papa se fez capixaba e diante da imagem de Nossa Senhora da Penha apresentou sua prece e devoção. Num dos raros momentos em que a imagem deixou seu altar no Convento, para a visita de São João Paulo II, a imagem da padroeira do Espírito Santo foi levada até o local onde aconteceu a missa e hoje é conhecido como Praça do Papa.
A recordação desta visita renove as bênçãos e nos torne mais comprometido com a tarefa de seguir semeando a alegria do Evangelho em nossa terra.