Convento da Penha participa da “Semana Lixo Zero”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Com o objetivo de mostrar que todo cidadão é responsável pelo próprio lixo que produz em seu dia a dia, teve início na última sexta-feira (23), a Semana Lixo Zero. A ação acontece nacionalmente mobilizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. No Espírito Santo, o Instituto Movive é um dos realizadores de uma programação de dez dias que contará com conscientização do comércio local, disponibilização de oito pontos de coleta de recicláveis, lives e outras ações de comunicação no Instagram e no Youtube.

O Convento da Penha, que também aderiu à Campanha “O Lixo Que Vira Pão”, em parceria com o Grupo Fraternidade e Vida, agora participa da semana de conscientização afim de reduzir o descarte inadequado de plástico. “Assim como o Tempo da Criação, a Semana Lixo Zero será ocasião oportuna para olharmos com reverência e respeito para nossa Casa Comum, além de realizarmos atitudes práticas e simples, fazendo a diferença, transformando o lixo em sustento”, explica Frei Paulo Roberto, o Guardião do Convento.

De acordo com a presidente do Instituto Movive, Cristina Puppim, a ideia é realizar uma ação prática, mas também um movimento de reflexão da sociedade sobre o consumo e a responsabilidade individual pelos resíduos gerados.

“Motivamos os comerciantes das ruas Resplendor e Jair de Andrade, de Vila Velha, a realizarem a coleta seletiva do lixo, colocando os recicláveis em oito coletores instalados em pontos estratégicos. Além disso, vamos realizar lives sobre consumo consciente, cidadania, ressignificação do lixo, saneamento básico e protagonismo jovem, pois manter esse assunto em debate constante é parte da solução coletiva que acreditamos ser efetiva para o problema da geração do lixo no mundo”, explica Cristina.

Segundo o biólogo do Movive, Stéfano Dutra, o foco da ação do Instituto Movive especificamente será a redução da utilização do plástico, especialmente os descartáveis. “Queremos enfatizar o quanto o ser humano consome de produtos plásticos, a pequena porcentagem disso que é reciclada, e o perigo dos microplásticos para a poluição do meio ambiente, principalmente os oceanos”, comenta.

A Semana Lixo Zero do Instituto Movive é realizada em parceria com jovens da Corrente do Bem, da Escola Ambiental de Bodyboarding, da Atitude Ubuntu e do Movimento Cultura e Ciência Popular (MCCP), que, juntos, elaboraram toda a programação abaixo. Também apoiam a ação a Associação Vila Velhense de Coletores e Coletoras de Materiais Recicláveis (Revive), que recolherá e pesará diariamente os resíduos depositados nos coletores; a startup PlasticBank e a empresa Vale.

Pontos de coleta de recicláveis
1 – Convento da Penha
2 – Paroquia São Francisco de Assis
3 – Comunidade São Pedro Pescador
4 – Paróquia Bom Pastor
5 – Paróquia Nossa Senhora das Graças
6 – Comunidade Santa Clara de Assis
7 – Comunidade São João Batista
8 – Instituto Movive

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X