Convento adota novas medidas para período de férias

Compartilhe:

Paz e Bem!

Em virtude do aumento de visitantes, romeiros e turistas neste período de férias, o Convento da Penha vai adotar uma série de medidas com restrições e orientações. As novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira (28/12). O objetivo é garantir mais segurança e comodidade para todos os que visitam o principal ponto turístico e religioso do Espírito Santo, além de impossibilitar a expansão do vírus.

Neste período de verão, a quantidade de visitantes aumenta bastante. Muitos turistas de fora do Estado, de várias partes do Brasil e até do mundo. Com isso, aumenta também o risco de acidentes ou fatalidades ao longo da estrada de acesso ao Campinho. Preservando a vida e cuidando do mais frágil, a visita ao Convento só poderá ser feita a pé ou através das vans de transporte.

De segunda à sexta o acesso de automóveis ao Campinho será reduzido aos primeiros minutos da manhã, ou seja, os primeiros quarenta (40) automóveis que chegarem poderão subir, uma vez que, estarão trazendo pessoas para participar da Celebração da Missa no Campinho. O portão abre às 6h.

Aos sábados, domingos e solenidades (e feriados) o acesso dos automóveis ao Campinho será restrito aos voluntários que estarão escalados nalguma atividade relacionada à Celebração. Preferencialmente, os voluntários deverão usar o serviço das Vans.

Tanto nos dias da semana, como nos sábados, domingos e solenidades os porteiros estarão atentos aos automóveis que transportam idosos ou pessoas com importante dificuldade de locomoção ou crianças de colo. Nestes casos, mesmo que os automóveis não estejam identificados com o símbolo próprio, receberão autorização para subir. Nos horários das celebrações, além de autorizar, os porteiros irão oferecer aos condutores dos veículos orientações a respeito da ocupação do Campinho a fim de evitar maiores transtornos. Aqueles automóveis que vierem transportando pessoas idosas sim, mas sem intenção de participar das celebrações, serão orientados a voltar noutro momento mais apropriado.

Para o público em geral, a subida pode ser feita em duas modalidades. A primeira, por meio do serviço de transporte em vans. O valor é de R$5,00 (subida e descida) e R$3,50 (somente subida ou descida). Os bilhetes podem ser adquiridos na portaria do Convento e no ponto de embarque e desembarque localizado no Campinho. A outra modalidade pode ser realizada caminhando, seja pela “Estrada Principal” que possui apenas 1.200 metros ou pela “Ladeira da Penitência”, que possui 500 metros de subida íngreme. Além de contemplar a beleza do santuário da natureza, o visitante pode observar plantas, animais e os encantos da mata atlântica.

De acordo com o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, nesse período o Convento recebe visitantes de várias partes do mundo, ainda que estejamos no meio de uma pandemia, muitas pessoas devem subir ao Santuário e por isso a atenção deve ser redobrada. “Nós não queremos, de forma alguma, que o Convento seja no Espírito Santo um ‘epicentro’ da doença, por isso esse crescimento no número de visitantes, exigirá de todos redobrado esforço e atenção. Ainda é tempo do exercício do cuidado, da empatia. Vamos nos cuidar para cuidar do outro!”, afirma.

O Guardião lembra ainda que as orientações das autoridades sanitárias para visitas ao monumento religioso mais importante do estado, continuam valendo. “Vai visitar o Convento? Use a máscara, é obrigatório! Importante que a máscara cubra o nariz e a boca. O distanciamento, principalmente no Campinho, é indispensável. Ao menos 2 metros de distância um do outro.”

Por fim, Frei Paulo orienta para as Missas no Campinho, onde há incidência de sol forte, o uso de guarda-chuva (ou sombrinha), boné, protetor solar e água, podem evitar imprevistos. “Para as celebrações no Campinho, por ser uma área aberta, muitas pessoas procuram sombras das árvores, o que pode gerar aglomeração. Sugerimos que as pessoas possam utilizar acessórios que evitem a insolação”, finaliza.

O Convento é o Santuário do Perdão e da Graça, é a casa da Virgem da Penha. Com alegria, acolhemos a todos. Desejamos que a experiência da visita fique guardada sempre nas memórias e nos corações.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X