Paz e Bem!
Os Franciscanos do Convento da Penha, deram início à extensa e especial programação do “Mês de Maria”, atentos ao pedido do Papa Francisco, para que durante o mês de maio, tempo em que recordamos a maternal proteção de Deus pelo olhar terno de Maria Santíssima, toda a Igreja pudesse realizar orações com mais fervor e a meditação diária dos mistérios do Santo Terço.
Francisco escolheu 30 Santuários em todo o mundo para serem “sedes” da oração diária do Terço. Cada Santuário o é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa, a invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia.
No Brasil, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, foi escolhido e vai rezar pelos jovens no próximo dia 6 de maio, às 18h, horário de Roma (13h, horário de Brasília). O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa de organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo, a fim de promover a difusão da iniciativa nas respectivas Regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem.
O Convento da Penha, em comunhão com a Santa Igreja Católica, deu início ontem às orações do terço ao vivo, direto da Capela de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha-ES. No primeiro dia do mês, às duas horas da tarde, os homens devotos da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Praia do Canto, município de Vitória, subiram à Colina Sagrada para a meditação dos mistérios gozosos e nas intenções do fim da pandemia.
A recitação do terço antecedeu a celebração da Eucaristia, realizada logo em seguida, às 15h. O Frei João Antônio, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), assim como os Franciscanos da Ordem dos Frades Menores, se uniram pedindo a intercessão da Virgem da Penha, Mãe, Rainha e Padroeira do Espírito Santo, pelas famílias que tanto sofrem com a perda de seus entes queridos, e para que cesse a destruição, a dor e a angústia que a covid-19 tem trazido para a humanidade.

Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, ecônomo do Convento, recordou a reflexão do Papa Francisco na abertura da “maratona” de oração do mês de maio no Vaticano, relacionando com o lema da Festa da Penha desde ano de 2021, em que, uma vez privados de sorrisos e instados a utilizar máscaras, precisamos aprender a sorrir, falar e a ver com ternura através do olhar. “Vosso Olhar a Nós Volvei”, este foi o lema das festividades da padroeira e, foi também, uma das preces do Santo Padre diante da Imagem da Mãe Santíssima na Capela Gregoriana da Basílica Vaticana.
“Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados de uma maneira que fere a alma”, rezou o Pontífice
O frade recordou ainda a importante missão dos homens do terço na construção de uma sociedade melhor, de modo que pela oração do rosário, consigamos vencer o inimigo invisível. Por fim, recordou as mais de 400 mil vidas perdidas, ceifadas pela covid-19, em todo o Brasil.

Antes do início da Santa Missa, os fiéis ainda rezaram uma oração à São José Operário, suplicando à Sagrada Família de Nazaré, que interceda por todas as famílias.
Já no domingo, segundo dia do mês de maio, a Fraternidade Franciscana acolheu com muita alegria, o Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião da Fraternidade, Reitor do Santuário e Definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ele venceu a covid-19, após 18 dias internado em um hospital de Vila Velha. Durante quase um mês afastado, ele retornou às atividades e participou da Missa das 9h, que foi presidida pelo seu confrade, Frei Paulo César Ferreira.

Ao meio-dia, pelo horário de Brasília, centenas de fiéis acompanharam e rezaram juntos o santo terço com o Frei Pedro de Oliveira. Meditando os mistérios gloriosos, eles elevaram as preces e orações “por aqueles que não puderam se despedir dos entes queridos”, em comunhão com o Santuário “Jesus o Salvador e Maria Mãe” (Nigéria).

A programação do mês de maio segue. As segundas, quartas, quintas e sextas, a oração do santo terço será às 18h. Já nas terças-feiras, o encontro virtual será às 19h (como já ocorre tradicionalmente todas as semanas, o Terço das Famílias). Aos sábados, os homens de grupo de Terço dos Homens de paróquias e comunidades da Arquidiocese de Vitória, subirão à Penha para meditar o rosário, a partir das 14h. Já aos domingos, a oração será ao meio-dia. Sempre pelo horário de Brasília.
No dia 8 de maio, sábado das Mães, o Convento realiza a tradicional “Romaria das Mães ao Convento” que já ocorre há mais de 60 anos. O momento deverá ocorrer, pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual e interativa. Ainda inspirados pelo pedindo do Papa, o Convento recebe no último sábado do mês (dia 29 de maio), o 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo. Na programação, música, interação, a oração do terço e um programa especial pelas redes sociais. A Missa de Encerramento do encontro será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, ofm.
Vale lembrar que o tradicional “Terço Gigante” erguido entre as palmeiras imperiais do Campinho do Convento, permanece no local até o fim do mês de maio, portanto, o visitante que desejar visitar a Penha Sagrada, cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde, poderá contemplar a beleza do principal símbolo da devoção mariana.











