Paz e Terço! Ops, Paz e Bem!
Toda Terça Tem Terço em Família! Certamente você já ouviu essa frase inúmeras vezes. Até nosso estagiário já está tão acostumado com o terço do Convento que até anda confundindo a saudação.
Esse bordão não é apenas uma maneira de fazer uma transmissão de oração do terço, não. Vai além! Os encontros das noites de terça-feira fazem parte de um grupo virtual de terço das famílias. Esse movimento, digamos “digital”, tem motivado cada vez mais as pessoas da mesma família à prática de hábitos que com o passar do tempo foram “saindo de moda”. Através do Rosário, as famílias foram readquirindo o costume da oração em conjunto, da refeição em conjunto e até de momentos agradáveis, diferentes, juntos. Portanto, o terço promove a união das pessoas que vivem na mesma “Igreja Doméstica”.
Se “até mesmo o céu desejou ser família, para que a família desejasse ser céu”, é na família, na nossa casa, “ela se faz a paz no ouvir, no falar, e na arte de amar, o amargor vira mel”. Como nos lembra a bela canção entoada no início do Terço das Famílias na noite de ontem (27/07) pelas redes sociais do Convento, ou melhor, pelo grupo de terço virtual do Convento da Penha. E num é que teve dobradinha no canto nesta terça?! Frei Paulo César e Victor Danezio que já haviam cantado na Celebração Eucarística das 15h (que também é transmitida pela internet) voltaram à animar a noite na folga do Jaime Soares.
Meditando os Mistérios Dolorosos, Frei Pedro de Oliveira apresentou as motivações e intenções que os fiéis iam escrevendo nos comentários. “Mais uma vez queremos adentrar no seu lar para rezar contigo e vocês rezarem conosco! Queremos acolher nossos avós e pedir ao Senhor que acolha em sua Glória todos os falecidos”, falou o Frei no início.
As participações mais uma vez se destacaram na noite. Pessoas de muitos lugares se ligaram nas redes e acompanharam as mais belas imagens do interior da Capela de Nossa Senhora da Penha. Frei Pedro agradeceu aos fiéis pelas mensagens e por fim, após o canto da Salve Rainha e a Bênção Final, foi interpretada “Lenta e Calma”, uma letra muito simbólica e especial.