Com apoio dos frades, “Pastoral da Ecologia” desenvolve sustentabilidade em Colatina

Compartilhe:

Paz e Bem!

Você conhece o trabalho da Pastoral da Ecologia? Sente vontade de fazer parte desse grupo e assim ajudar a cuidar melhor da nossa “casa comum”? A resposta dessas duas perguntas são justificadas no empenho positivo de voluntários e cristãos que resolveram se reunir, há quase um ano, para ações transformadoras em prol do meio ambiente. Na ocasião, o Papa Francisco havia convocado o “Tempo da Criação”, período em que somos chamados a olhar com mais reverência, respeito e cuidado com a nossa Mãe Terra.

Uma maneira eficaz nos esforços de diversas iniciativas pelo mundo afora, para agir em defesa do planeta, que o grupo de Colatina encontrou, foi de realizar uma campanha de cuidado com a criação. Frei João Lopes da Silva, da Paróquia Santa Clara de Assis, coordena as ações da Pastoral Ecológica local. As principais ações são a de reflorestamento de áreas desmatadas (ou desertificadas); coleta e separação adequada do lixo e o trabalho de educação ambiental junto com inserção de jovens e adolescentes nos trabalhos de preservação da Casa Comum. Há duas formas de fazer parte da Pastoral Ecológica. A maneira institucional ou a voluntária.

A participação Institucional é o trabalho de criação da Pastoral da Ecologia na paróquia ou comunidade. Requer disponibilidade de tempo e conhecimento do funcionamento da Igreja. Para que a Pastoral da Ecologia seja estabelecida em uma comunidade ou paróquia, o pároco deve saber do desejo de implantação ou promover a criação desta pastoral. Orienta-se que seja promovida a reunião de um grupo de, no mínimo, cinco pessoas que tenham o carisma ecológico de “cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15) e que, de preferência, esse grupo tenha formação teórica ou prática nesta temática. A partir da união desse primeiro grupo, formações iniciais serão ministradas pela equipe de coordenação diocesana da Pastoral da Ecologia para alinhamento das ações e formas de atuação da pastoral junto às comunidades. Ressalta-se a necessidade de reuniões periódicas e sistemáticas para formar verdadeiramente a comum unidade da pastoral local.

Já a participação voluntária acontece quando a Pastoral da Ecologia já existe na paróquia ou comunidade. É preciso que haja disponibilidade para o trabalho, porque estamos falando de uma pastoral de serviço. Para participação nas ações voluntárias, pessoas, associações, organizações e empresas devem estar disponíveis para contribuir com seus dons na construção de um mundo mais sustentável.

Vale recordar que no dia 02 de novembro de 2020, no Projeto Centro de Educação Ambiental São Francisco de Assis (CEAF), localizado no Bairro São Judas Tadeu, no município de Colatina-ES, a Pastoral da Ecologia juntamente com os agentes pastorais e da Paróquia Santa Clara de Assis deram início ao plantio de mudas de árvores nativas em um terreno da paróquia, atrás do Mosteiro Santíssima Trindade.

O belo gesto de plantar as árvores foi uma resposta ao pedido da CNBB para que no Dia de Finados, “os fiéis plantassem árvores em homenagem às vidas que partiram. A iniciativa da campanha “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum” faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”. A Ação Solidária, criada pela Conferência Nacional dos Bispos e pela Cáritas desde o início da pandemia da Covid-19, tem como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com o próximo, desde a arrecadação e distribuição de doações até a ajuda nos campos religioso, humano e emocional.

Para simbolizar a importância da ação e fazer memória dos falecidos pelo covid-19 (e de outras doenças)  em Colatina, foram plantadas 200 mudas de árvores. Inicialmente houve o plantio de 134 mudas, ou seja, uma muda para cada vida ceifada pela covid-19 em Colatina. Além da importância de se preservar e contribuir com o planeta, o gesto teve objetivo de evitar as tradicionais aglomerações nos cemitérios.

Como ajudar ou fazer parte da Pastoral? Instagram: @pastoraldaecologia.colatina, Facebook: Pastoral da Ecologia – Colatina/ES.

Com informações da Diocese de Colatina-ES

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X