Paz e Bem!
Em 2019, a Festa da Penha promoveu um forte e incessante apelo aos fiéis e romeiros para que colaborassem no cuidado com o ambiente. Sabendo que esta já é uma marca das festividades da padroeira, nesta edição, além da promoção de hábitos de limpeza, o Convento da Penha, realizou também, com a ajuda de voluntários, um importante passo para as famílias que sobrevivem através do trabalho de reciclagem de materiais como plásticos, garrafas pet, latinhas de refrigerante e etc.
A iniciativa foi realizada também em 2018, levantando cerca de 1,5 toneladas de materiais recicláveis, já neste ano, os responsáveis pela Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Vila Velha, estima ter recolhido 5 toneladas de “lixo reciclável”.
Como explicou o presidente da Associação, “o que para muitos é lixo, para eles é renda familiar”. Ele afirmou ainda que os catadores ficaram muito contentes com os pedidos dos Freis do Convento, para uma atenção maior no descarte do lixo, pensando no trabalho e na geração de renda para as famílias. Ao todo, 19 famílias foram contempladas com a importante ação.
Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, foi um dos responsáveis pelos pedidos e pela divulgação da coleta. Diariamente, durante o Oitavário, ele sempre recordava que “o seu lixo será renda para os catadores. Não descarte lixo pelo caminho, não jogue lixo na mata! Ao longo das Romarias, vamos deixar pelas ruas, apenas a marca da nossa devoção!”
Confira abaixo o que disse o presidente da Associação de Coletores de Vila Velha (REVIVE)
A ação também teve o apoio do Projeto Ecos do Convento.