Ciclistas sobem ao Campinho e participam de Missa

Compartilhe:

Paz e Bem!

Sobre o meio de transporte mais saudável do mundo, em cima de duas rodas, cerca de 400 ciclistas subiram ao Campinho do Convento da Penha, na manhã de ontem (15/09), para a primeira edição da Missa dos Ciclistas. A celebração foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, que acolheu a todos e recebeu calorosamente com carinho fraterno de um bom franciscano. Padre Ronaldo Rosa de Oliveira, também é ciclista. Atualmente, o sacerdote da Arquidiocese de Vitória, é vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Vila Velha. Ele é um “testemunho” de que é possível sim misturar saúde, bem-estar, prática de pedal e fé.

A ideia da celebração surgiu em uma conversa dos organizadores do Pedal Paz & Bem (que é realizado toda segunda terça-feira do mês, às 20h30 no Convento) com a fraternidade do Convento. Uma mistura de lazer, esporte, fé, amor, devoção e oração pela paz no trânsito e a paz nas nossas ruas, ciclovias, avenidas… Muitos ciclistas de outras denominações religiosas e de diferentes confissões de fé, também participaram, já que o Convento possui essa identidade: acolhida a todos!

Às 8h30, dezenas de ciclistas já estavam no Campinho e eram acolhidos pela equipe de música do Convento, que preparou excelentes cantos de boas-vindas. No início da Missa, ainda nos comentários iniciais e antes da procissão de entrada, foi feita a leitura de uma carta-mensagem do Padre Ronaldo para todos os ciclistas, contando a alegria de pedalar como estilo saudável e satisfatório para a mente, para o corpo e para a alma.

Na homilia, Frei Pedro destacou a passagem do Evangelho em que Jesus conta três parábolas. A parábola do Filho Pródigo, trazendo para nossa realidade, nos ensina que “os franciscanos do Convento não são egoístas como o personagem do irmão mais velho, que ficou revoltado com a acolhida do pai ao irmão mais novo que foi, teve uma vida desregrada, gastou os bens do pai e mesmo assim foi perdoado, acolhido pelo pai. Assim também, todos, TODOS são acolhidos na Casa da Mãe, especialmente hoje os ciclistas”, comentou o Frei.

Assista a homilia do Frei Pedro de Oliveira

Frei Pedro cobrou também ações do poder público, especialmente na esfera municipal, em prol dos ciclistas, como a necessidade evidente de construção de mais ciclovias, mais respeito pelos motoristas em geral, mais cuidado com aqueles que utilizam a bike para o trabalho, no dia a dia… Relatou ainda os tristes acontecimentos que provocam acidentes no trânsito.

Um dos momentos mais esperados da Missa, a bênção para os ciclistas. Frei Pedro e Padre Ronaldo estenderam as mãos sobre os fiéis, que seguravam as bikes, os capacetes, luvas, equipamentos de segurança, e receberam a bênção dos padres. Após este momento, de maneira ordenada eles formaram uma grande fila para passar na frente do Altar, sendo aspergidos pela água benta que o Frei Pedro Engel jogava. Alguns se emocionaram neste momento e recebiam a gratidão do próprio Frei Pedro de Oliveira e do Padre Ronaldo que os aguardava após a aspersão.

Assista reportagem especial abaixo


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X