Associação instala novas ‘bombas contra incêndio’ no Convento

Compartilhe:

Paz e Bem.

A Associação dos Amigos do Convento da Penha, instituição criada em 1996, com a finalidade principal de manutenção e conservação do Santuário de Nossa Senhora da Penha, realizou nas últimas semanas ações preventivas de substituição e manutenção dos equipamentos de combate a incêndios.

Após detecção de agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo de que o sistema contra incêndio necessitava de readequação às normas técnicas vigentes, foi emitido um pedido de aquisição de novas bombas e posterior substituição das mesmas. Esse sistema hidráulico é utilizado de acordo com os códigos de segurança contra incêndio. As estações de combate a incêndio são obrigatórias e devem ser apropriadas de acordo com o ambiente.

bomba de incêndio é um equipamento utilizado para bombear água com vazão elevada para edificações das mais diversas, para atendimento às necessidades de projeto, onde é necessário sabermos qual a vazão e pressão desejados, para que a partir destes dados seja possível chegar ao tipo de bomba, capacidade (CV), se é trifásica, monofásica, tipo de conexão na sução e recalque.

Como o Convento da Penha possui um responsável técnico pelo abastecimento de água e manutenção, o Antônio Sarmento (Sr. Dudu), as informações técnicas obtidas já ficam armazenadas, facilitando o trabalho de ajuste dos dados de instalação. Antônio explica que houve a instalação de uma bomba de 10 CV de potência. “O sistema é todo elétrico, assim, numa eventual ocorrência de incêndio, ao conectar a mangueira a um ponto de hidrante em todo o Convento, automaticamente a bomba é acionada e a água é lançada de um reservatório com mais de 20 mil litros de água. Esse reservatório vai ter sempre pelo menos 20 mil litros de água, quando o nível começa a cair (por combate a algum incêndio), rapidamente ele vai enchendo novamente, isso porque aos pés do Convento, ao lado do portão antigo na Prainha, tem uma bomba (que foi trocada por uma de maior capacidade) e ela manda água para o reservatório de cima”, explicou.

De acordo com as normas e especificações a bomba de incêndio é um item importantíssimo para termos sucesso no momento do combate a incêndio. Para o perfeito funcionamento do sistema de bomba de incêndio é necessário a instalação de válvula de alivio de pressão ou válvula redutora de pressão. Ela pode ser elétrica ou com motor a combustão, podendo também possuir chave compensadora para no momento do desligamento da energia elétrica passar automaticamente para o gerador de energia.

Ao final da operação de substituição das bombas, técnicos do Corpo de Bombeiros voltaram ao local para inspecionar se as exigências foram cumpridas. Constataram a conformidade e emitiram “Alvará de Licença” de aprovação do projeto.

As medidas também fazem parte de uma série de intervenções necessárias para a realização da Festa da Penha. Além da instalação, a missão da AACP, de garantir a manutenção e conservação permanente deste importante patrimônio histórico e religioso do Estado do Espírito Santo, continua. Os próximos passos serão as pinturas externas e no interior da varanda da Pietá; entre outras obras.

Vale lembrar ainda que em novembro foi realizada a substituição do antigo portão de acesso ao Convento e a reforma das estruturas dos mirantes no Campinho. Todas as ações só são possíveis graças a generosidade dos devotos de Nossa Senhora da Penha que contribuem com a Associação dos Amigos do Convento da Penha.

Você sabia que é possível ajudar o Convento da Penha de diversas formas? Você pode se tornar uma associado, um membro da família de devotos que contribuem generosamente com a vida e missão da Casa da Senhora das Alegrias. Há muitas maneiras de contribuir. Por meio da importante presença da AACP, os fiéis podem utilizar espaços mais agradáveis, ambientes mais seguros, locais mais limpos e higienizados, além de mais conforto e comodidade ao visitar.

As contribuições arrecadadas dos associados são aplicadas na manutenção da Casa da Mãe e Padroeira do Espírito Santo e são utilizadas também na colaboração dos custos da Festa da Penha. São muitas as necessidades do Santuário da Penha e a sua contribuição ajudará na implementação dos projetos contínuos de manutenção do Convento, além de colaborar também para a vida e missão evangelizadora do Santuário. Quem colabora promove a paz e o bem.

COMO POSSO AJUDAR O CONVENTO?

Você pode ser um Amigo do Convento de várias maneiras:

– Você pode ofertar sua contribuição mensal por meio de carnê quitado na secretaria ou via boleto bancário;
– Você pode fazer sua contribuição diretamente na Secretaria do Convento;
– Você pode doar através do cartão de crédito clicando aqui;
– Você pode doar através de depósito (ou transferência) bancária para a seguinte conta:

  • FAVORECIDO: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CONVENTO DA PENHA
  • CNPJ: 01.262.790/0001-46
  • CONTA CORRENTE: 4.052.213
  • AGÊNCIA: 021
  • BANCO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – BANESTES (código 021)

QUERO AJUDAR!

“A graça de servir” para a posteridade do Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Faça já sua inscrição! Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3329-0420, ou mande um e-mail para: [email protected]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X