Associação dos Amigos do Convento realiza troca do piso na extensão do palanque no Campinho

Compartilhe:

Paz e Bem.

A Associação dos Amigos do Convento da Penha, instituição fundada em 1996, com o objetivo principal de manutenção e conservação do Santuário de Nossa Senhora da Penha, realizou nas últimas semanas, a reforma do piso de extensão do palanque onde são realizadas as celebrações no Campinho do Convento. A melhoria foi necessária, uma vez que o piso anterior era de “madeirite naval” e com a ação do sol e da chuva, a estrutura apresentava alguns buracos e havia o risco de acidentes envolvendo turistas, visitantes, voluntários e até mesmo os freis.

Preocupados com a proximidade da Festa da Penha 2024 e sobretudo já o início do período de férias, onde o fluxo de pessoas aumenta assustadoramente, a AACP substituiu todo o madeiramento, bem como a troca de parafusos e os outros detalhes técnicos, de modo que fosse assegurada a segurança dos visitantes. Todo o trabalho executado teve o custo de R$20.000,00 e os recursos que financiaram a obra  são provenientes de doações dos colaboradores, dos Amigos do Convento. “Tivemos alguns doadores que se propuseram a doar valores maiores para alguns projetos do ano passado e conseguimos guardar um pouco”, é o que destaca o secretário da Associação, Sávio Guimarães.

Para aumentar a durabilidade, foram adquiridas madeiras, pregos e demais materiais de maior qualidade. A empresa constratada para execução do serviço recolheu e forneceu desconto pelo novo material e serviços prestados. Depois da intervenção, já houve “testes” de firmeza da estrutura, já que as Missas dominicais das 9h são celebradas no Campinho.

Os projetos não param por aí. Agora está em estudo a reforma e mudança nas estruturas dos mirantes que necessitam de intervenção o quanto antes, no entanto, a Associação dos Amigos do Convento depende da generosidade dos fiéis que ajudam a manter os projetos e trabalhos da instituição. A Associação já adianta que além dos mirantes, as paredes internas do Convento, externas e várias outras áreas de acesso de peregrinos, também vão passar por obras de melhorias.

Conheça mais a Associação e abrace essa ideia:

A Associação dos Amigos do Convento da Penha (AACP) é uma Instituição criada em 1996, com a finalidade principal de manutenção e conservação do Santuário de Nossa Senhora da Penha. O principal motivo que levou um grupo de 18 pessoas (sócios fundadores ) a criar a AACP, foi garantir a manutenção e conservação permanente deste importante patrimônio histórico e religioso do Estado do Espírito Santo, já que na década de 80, o Santuário não se encontrava em boas condições de conservação. Haviam goteiras, pisos danificados, obras de arte deterioradas, sala dos milagres e o museu desativados, muita infestação de cupins, dentre outros danos.

As contribuições arrecadadas dos associados são aplicadas na manutenção da Casa da Mãe e Padroeira do Espírito Santo e são utilizadas também na colaboração dos custos da Festa da Penha. São muitas as necessidades do Santuário da Penha e a sua contribuição ajudará na implementação dos projetos contínuos de manutenção do Convento, além de colaborar também para a vida e missão evangelizadora do Santuário. Quem colabora promove a paz e o bem.

Um dos principais objetivos da AACP é garantir a conservação e a manutenção (também preventiva) dos espaços do Convento da Penha; com isso, os fiéis podem utilizar espaços mais agradáveis, ambientes mais seguros, locais mais limpos e higienizados, além de mais conforto e comodidade ao visitar. Também é pelas doações feitas para a Associação dos Amigos do Convento, que garantimos a limpeza dos banheiros, da Secretaria, das salas dos Milagres e de Exposições, e tantos outros espaços.

Recentemente, em agosto de 2017 para sermos mais precisos, a Associação iniciou a Campanha “Telhado de Fé”, uma proposta com o intuito de angariar recursos para a reforma do telhado do Convento da Penha que, devido a ação de intempéries, necessitava de substituição das telhas, madeiramentos e outros, para a sua conservação e posteridade como templo religioso, ponto turístico capixaba e patrimônio histórico e cultural nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na ocasião, a reforma do telhado do Convento, além de manter todas as características e arquitetura colonial, ajudou a proteger verdadeiros tesouros da fé católica que são o Painel de Nossa Senhora das Alegrias, de 1558 e a Imagem de Nossa Senhora da Penha, de 1568, obras sacras entre mais antigas do Brasil, que, diariamente, podem ser veneradas e apreciadas por todos que ao Convento da Penha se dirigirem, quer pela fé e devoção ou, simplesmente, para apreciar o complexo arquitetônico e todo deslumbrante panorama do seu entorno.

Todas essas atividades e intervenções só são possíveis graças a generosidade das pessoas que fazem doações para o Convento e são associados da Associação dos Amigos do Convento da Penha.

Você pode ser um Amigo do Convento de várias maneiras:

– Você pode ofertar sua contribuição mensal por meio de carnê quitado na secretaria ou via boleto bancário;
– Você pode fazer sua contribuição diretamente na Secretaria do Convento;
– Você pode doar através do cartão de crédito clicando aqui;
– Você pode doar através de depósito (ou transferência) bancária ou fazer um Pix para a seguinte conta:

FAVORECIDO: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CONVENTO DA PENHA
CNPJ: 01.262.790/0001-46
CONTA CORRENTE: 4.052.213
AGÊNCIA: 021
BANCO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – BANESTES (código 021)

PIX: 01.262.790/0001-46

QUERO AJUDAR!

“A graça de servir” para a posteridade do Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Faça já sua inscrição! Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3329-0420, ou mande um e-mail para: [email protected]

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X