Arquidiocese tem novos bispos auxiliares

Compartilhe:

Da esq. para dir: Dom Rubens, D. Luiz e D. Wadimir

O papa Bento XVI nomeou como bispos auxiliares de Vitória (ES): padre Joaquim Waldimir Lopes Dias, atualmente Vigário Geral da Diocese de Jundiaí (SP) e Frei Rubens Sevilha, atualmente Provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil. No dia 16 de março, o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela concedeu entrevista coletiva, na qual apresentou à imprensa os novos bispos auxiliares.

Dom Wladimir, paulista de Cafelândia, disse que recebeu a notícia com surpresa e alegria. “No começo cria uma expectativa de corresponde com o chamado, mas Deus tudo providencia”, explicou Dom Wladimir, que disse ainda que esse será o maior desafio de sua vida. “Normalmente somos preparados para enfrentar a caminhada. Somos preparados para sermos padres, mas ser bispo é tudo de repente. Trago um pouco da bagagem lá de Jundiai, onde era vigário-geral da Diocese. Mas conto com a graça de Deus e a colaboração do povo aqui de Vitória.”

Dom Sevilha, também paulista, da cidade de Tarabay, São Paulo, disse que a sua primeira reação foi de susto. “Posso usar ate a palavra ‘tsunami emocional’ porque muda muito”, brincou o bispo. Dom Sevilha falou, também, sobre a nova realidade já que, como frade da Ordem dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil, viveu por mais de 40 anos no Carmelo. “Havia todo um conjunto de regras. Agora muda tudo. É Deus me pedindo outro serviço, outro modo de trabalhar. Deus quando chama capacita. E se ele me clamou, vai me capacitar. Nessa confiança em me abandono nas mãos de Deus”.

O Arcebispo que também estava presente falou sobre a emoção em ser o bispo sagrante de Dom Sevilha: “É uma graça especial que Deus me dá nessa idade que estou. Farei com muita alegria e que Deus me ajude”, afirmou. Dom Luiz disse que solicitou dois bispos auxiliares por estar convicto de que apenas um não consegue prestar um bom serviço. “Somos 1,8 milhão de habitantes em seis áreas pastorais”, explicou Dom Luiz.

“Com a divisão, Dom Wladimir ficará mais atento as questões das áreas de Vitoria e Serra, Dom Sevilha está mais próximo de Vila Velha e Cariacica-Viana e eu estarei indo mais longe, para as regiões Benevente e Serrana”, concluiu o Arcebispo de Vitória.

Os novos bispos foram empossados como bispos auxiliares no dia 18 de março.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X