Paz e Bem!
O Convento da Penha recebeu no último fim de semana, a ilustre visita da apresentadora e ex-atriz Claudete Troiano. A artista foi recebida pelo Frei Paulo César Ferreira, vigário do Convento e gravou dois programas especiais em solo capixaba: o programa especial de Natal, que vai ao ar no dia 24 de dezembro e o programa de Ano Novo, que deve ser apresentado no dia 31 de dezembro.
Claudete é bastante conhecida pelo público católico, especialmente aqueles que gostam de uma boa receita, digamos aqueles que amam uma “Santa Receita”, parafraseando o programa que foi apresentado por ela durante alguns anos na TV Aparecida. Atualmente ela comanda o programa “Vou Te Contar” nas manhãs da RedeTV!, emissora que está desde 2020.
As gravações dos especiais começaram na quinta-feira (25/11) com o Coral da Vale no Campinho do Convento. Eles interpretaram canções e a responsável pelo grupo ainda concedeu uma entrevista para Claudete. Já na sexta (26), a apresentadora subiu à Penha e foi acolhida pelo Frei Paulo César, que desde o primeiro momento agradeceu pela presença da equipe da RedeTV ES e da artista. “Claudete, antes de você conhecer o nosso Convento, que é a Casa da Senhora da Penha, o Santuário do Perdão e da Graça, gostaria de falar que minha mãe, dona Mariazinha Diório é sua fã e não perde um programa seu, ela ama as receitas!”, brincou o Frei.
No primeiro momento da gravação com o Frei, a equipe falou um pouco da história e da construção do Convento, olhando a fachada e a vista externa do monumento, bem como da maravilhosa e encantadora panorâmica a partir do alto da Montanha Sagrada. Claudete já ficou impressionada pela quantidade de pessoas visitando, e principalmente da composição: natureza – Santuário.
Na sequência da gravação, Frei Paulo César apresentou à Claudete e ao Brasil inteiro alguns “cantinhos” do Convento, começando pela varanda da Pietá, onde contou a história da obra, o simbolismo dela estar logo na entrada da Capela, em seguida o Crucifixo grande na porta, passando pelo Quadro de Nossa Senhora das Alegrias com a estampa trazida por Frei Pedro Palácios em 1558 quando aqui chegou e finalizando em partes na nave da Igreja. Diante do quadro a apresentadora conheceu alguns dados importantes e históricos, como se deu a chegada do frade espanhol, por exemplo, e como ocorreu, em várias etapas, a construção do Santuário.
Claudete Troiano ficou muito impressionada quando soube em média a quantidade de pessoas que visitam o Convento em tempos sem pandemia. Frei Paulo contou que em média 4 milhões de pessoas ao ano elevam louvores à Mãe da Penha ou sobem apenas para conhecer, sendo boa parte desse número de devotos que participam da Festa da Penha, a terceira maior festa mariana do Brasil. “Nós temos a terceira maior festa mariana do Brasil, sabe Claudete? Depois do Círio de Nazaré, realizado em Belém no Pará e da Festa da Aparecida, Padroeira do Brasil que acontece em Aparecida, São Paulo, a Festa de Nossa Senhora da Penha, que começou a ser celebrada em 1570, ano em que morreu Frei Pedro Palácios, é a maior em número de participantes. Para se ter uma ideia, só a Romaria dos Homens que acontece no sábado a noite depois da Páscoa, são mais de 600 participantes”, explicou Frei Paulo César.
Ainda explicando alguns dados à ela, o frade comentou sobre a devoção mariana no Espírito Santo e por fim, deixou uma mensagem de Natal a todos os brasileiros e concedeu a Bênção Final. Após, Claudete conheceu o corredor lateral e pousou para fotos, após mais um tempo de bate papo. Conheceu os quadros de Benedito Calixto expostos no corredor lateral, sentando na janela mais famosa do Brasil.
A visita da apresentadora ao estado contou ainda com gravações no Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, no Iate Clube, na Associação das Paneleiras de Goiabeiras e agenda com os representantes da RedeTV! ES e da secretaria de Turismo do estado.