.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

07/06/2019

Apelo do Papa para combater “vergonhosos maus-tratos” contra as mulheres

Compartilhar:

Paz e Bem!
Por ocasião do Dia pela Vida celebrado na Inglaterra e no País de Gales em 16 de junho e dedicado este ano ao abuso doméstico, o Santo Padre enviou uma mensagem onde exorta a “lutar contra todas as formas de exploração”.
Diante dos “vergonhosos maus-tratos  aos quais as mulheres são por vezes submetidas”,  sejam intensificados “os esforços para apoiar os mais vulneráveis dos nossos irmãos e irmãs e haja um crescente compromisso em lutar contra todas as formas de exploração”.

Este é o apelo lançado pelo Papa na mensagem assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, por ocasião do Dia pela Vida, celebrado na Inglaterra e no País de Gales em 16 de junho. Na mensagem, o Pontífice também indica “a responsabilidade de compartilhar a boa notícia de que toda vida humana é bela e sagrada e é um nobre chamado”. Francisco, ademais, encoraja a “todos aqueles que se esforçam para promover uma cultura da vida”.

Na Inglaterra, uma mulher em cada quatro é vítima de maus-tratos

A Jornada deste ano – recorda a agência Sir – é dedicada à realidade dos abusos domésticos. Uma em cada quatro mulheres e cerca de um em cada seis homens – afirma um comunicado publicado pela Conferência dos Bispos da Inglaterra – sofre algum tipo de abuso doméstico durante sua vida. Duas mulheres são mortas a cada semana na Inglaterra por um parceiro ou ex-parceiro.

O objetivo da campanha de conscientização lançada para este dia é o de convidar as Igrejas a “enfrentarem este grave problema moral e social”.

Já no Brasil milhares de mulheres são vítimas todos os anos, da violência machista.

A casa muitas vezes torna-se local de sofrimento

“Essas estatísticas – ressalta o bispo John Sherrington, responsável pelo  “Day for Life” na Inglaterra e no País de Gales – são chocantes e nos chamam a combater o flagelo dos abusos domésticos”.

Não poucas vezes, observa com tristeza o prelado, a casa “torna-se um local de sofrimento, medo, degradação e isolamento”.

“O abuso doméstico – conclui Dom John Sherrington – muitas vezes é um problema oculto”. “Nosso objetivo é que qualquer pessoa que sofra abuso doméstico sinta-se capaz de confiar na busca de ajuda dentro da Igreja”.

Com informações de Amedeo Lomonaco, do Portal Vatican News

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, 8 de março, 3º Domingo da Quaresma e Dia Internacional da Mulher, fiéis participaram da Santa Missa celebrada às 9 horas no Campinho

Paz e Bem. O Convento da Penha viveu um momento histórico e especial na manhã deste 2º Domingo da Quaresma. Alguns acontecimentos marcaram a Missa das 9 horas, celebrada no

Paz e Bem. A manhã do domingo (22) reuniu fiéis no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, para a Missa do 1º Domingo da Quaresma, celebrada às 9h.

Jesus posto à prova: as tentações que Jesus passou (Mt 4,1-11) Jesus sofre as tentações do diabo. Poder, prestígio e riqueza. Hoje, no mundo dos seres humanos, essas tentações se