Paz e Bem!
Toda sexta-feira é dia de conhecermos um pouco mais sobre a tradição, a história e a expressão de fé do povo capixaba. Estamos destacando os aspectos históricos da religiosidade local, em pequenas reportagens os destaques que aconteceram na Penha, é uma série de reportagens especiais.
A arte e a religião sempre andaram de mãos dadas e no Convento da Penha não foi diferente. Além do monumento arquitetônico ser uma obra de arte em si, o interior do Convento, conta com obras do famoso pintor, Victor Meirelles. Conhecido pelos famosos quadros: “A Primeira Missa no Brasil”, “A Passagem de Humaitá”, e “A Batalha de Riachuelo”, Meirelles manuseou seu majestoso dom e seus pincéis, retratando a história deste magnífico cartão postal capixaba.
Havia o Convento, na época sofrido diversas avarias, por consequência de raios que nele caíram, como dizem os historiadores: “num desafio espetacular da natureza embravecida contra a santidade de seus nichos e de seus altares”. Foi preciso socorrer-se das artes para que fosse restabelecida a integridade de sua beleza.
Era o ano de 1871, e fora chamado o célebre artista para trazer mais arte e beleza, de prontidão e com o coração cheio de emoção e do Espírito Santo, atendeu o convite de trazer mais vida à casa da mãe, através de suas obras de arte. Ele também corria para corresponder ao apelo que lhe fora feito.
Assim o artista veio, com a alma em festa e o coração palpitante de felicidade, para deixar no tradicional santuário a marca duradoura e inconfundível de seu gênio, revivendo em pinceladas inimitáveis — naqueles traços muito seus, característicos e inigualáveis — a história admirável do secular Convento.
Ali deixou Vitor Meireles dez maravilhosas telas. Cuja seis foram perdidas com o passar do tempo, restando somente quatro, nos corredores do Convento! Esses, felizmente, aqui se encontram e foram renovados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sob as vistas dedicadas e competentes de Edson Mota e a perícia técnica dos Drs. Paulo Barreto e Eduardo Teckler, sob as ordens do Diretor do Serviço, Dr. Rodrigo de Melo Franco de Andrade.
Com informações do site www.morrodomoreno.com.br