Aconteceu na Penha em 1821…

Compartilhe:

Paz e Bem!

Toda sexta-feira é dia de conhecermos mais sobre a nossa história, sobre a identidade do povo capixaba, que se une, se mistura à religiosidade do povo que em sua essência traz no próprio nome a marca da fé: Espírito Santo.

Hoje, vamos entender um pouco melhor como é o forro da Capela-Mor, a cúpula circular que cobre o Altar-Mor do Convento, ela possui uma abertura central com entrada de luz nas laterais. É trabalhando em estuque (tipo de material de barro), cimalha (molduras que terminam o capitel) e arestas de tonalidade vermelho amarronzada com frisos dourados.

Aconteceu na Penha em 1821… O Guardião da Penha na época, Frei Francisco do Monte Alverne realizou importantes melhoramentos no Santuário e no Convento. De acordo com a história, desde 1764, com poucos frades e noviços, a Penha Sagrada já passava por intervenções e obras. Foi por volta de 1821 que foram realizadas ações na cúpula que vamos conhecer hoje.

A cúpula é em formato redondo, dando aspecto de Santuário (facilitando inclusive na ambientação acústica de igreja). Em madeira, pintada de fundo liso e de cor clara. Na área abaixo da cimalha, na direção de cada um das quatro vértices das paredes, aparecem pequenas medalhas ovais, também em madeira, com um querubim central emoldurado por guirlandas. Essas medalhas apresentam o mesmo tratamento dos elementos decorativos dos painéis parietais da Capela-Mor; o fundo com a madeira pigmentada e os relevos dourados com folha de ouro e bolo. No centro da cúpula, há um lustre de cristal pendurado.

Pelo lado externo, o forro é visualizado por imagens aéreas ou de locais restritos do Convento. Acompanha o formato redondo e oval do modelo interno. Há também uma pequena torre pontiaguda e o equipamento para-raios.

O forro da Capela-Mor compõe o conjunto arquitetônico de construção do Convento da Penha. O local passou por restauração em 2011. O projeto de restauração incluiu, além do Altar-Mor, o Arco do Cruzeiro do interior do Convento e esteve sob coordenação dos restauradores Ailton Tadeu Costa e Catarina de Cássia Zambe Costa. Depois de muita pesquisa, a dupla encontrou as camadas originais do altar. O estilo artístico rococó, baseado em cores claras, tons pastéis e predominância do dourado.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X