Paz e Bem!
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha em parceria com o Convento da Penha, realizaram na tarde desta quarta-feira (21/11) uma ação do Novembro Azul, no Campinho. O objetivo principal foi atender os visitantes, fiéis e peregrinos que passaram pelo Santuário. Eles receberam diversos atendimentos e orientações.
O evento promovido pelas duas secretarias teve início após a Missa da Saúde, (que é celebrada toda quarta-feira às 15h no Campinho) com atendimentos feitos pelos alunos de Medicina da UVV, de Enfermagem e Nutrição da UFES, todos sob supervisão. Foram realizados testes rápidos para sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, testes de glicose, além de orientações sobre o câncer de próstata, doenças cardiovasculares entre outras. E não parou por aí. Foram realizados também, cálculos do IMC (Índice de Massa Corporal), medindo altura e massa do corpo, entrega de folders e folhetos explicativos.
Muitas pessoas sobem ao Convento para cuidar da saúde espiritual. E ontem, aproveitaram para saber como anda também a saúde física, afinal associar a fé e devoção à Nossa Senhora com o cuidado com o corpo, com a mente e com a saúde é uma das missões de todo cristão.
Os números dos atendimentos surpreenderam e superaram as expectativas da organização. De acordo com Lucimar Ventorin Hamsi, da Referência Técnica do Programa Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, muito mais que câncer de próstata, a campanha Novembro Azul, traz o alerta da importância do cuidado com a saúde, sobretudo as doenças cardiovasculares como os infartos e AVCs, que mais matam os homens. Ela disse ainda que a procura pelos atendimentos na ação realizada no Convento foi muito grande, o que demonstra que as pessoas estão sim cada vez mais preocupadas com a saúde.
Para os alunos da UVV e da UFES, a participação na ação é importante para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de oferecer às pessoas, atendimentos e orientações de saúde. Eles conseguiram, inclusive, identificar muitas pessoas com problemas cardiovasculares ou portadores de outras doenças, muitas até, nem se quer sabiam que possuíam.
Assista a reportagem abaixo
Confira a galeria de fotos
Reportagem: Cristian Oliveira