Paz e Bem.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 na Quarta-Feira de Cinzas, quando a Igreja iniciou o tempo da Quaresma, um dos mais importantes para o calendário litúrgico. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Tem como objetivo principal, sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.
Essa é a terceira vez em que a “fome” é o tema da Campanha da Fraternidade na Igreja do Brasil. A primeira foi em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, onode trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema “Pão para quem tem fome”.
Infelizmente, a situação da fome se agravou porque há uma cultura de indiferença e falta de empatia que, muitas vezes, é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não é possível entender a urgência da fome dos outros e mesmo assim, muitos ainda julgam aqueles que passam fome a partir de um olhar meritocrático e privilegiado.
Nesse sentido, a CF 2023 busca colocar em prática alguns verbos importantes para o enfrentamento à fome. O primeiro é de compreender a realidade da fome, tentando revelar as causas estruturais, indicando as contradições de uma economia que mata pela fome. Depois, aprofundar as discussões evangélicas, acolhendo aquele que pensa diferente e juntos encontrando maneiras de estimular iniciativas que combatam a fome, como sendo um doador da Campanha Paz e Pão, por exemplo.
A Arquidiocese de Vitória realiza neste domingo, dia 26 de fevereiro, a partir das 14h, a Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2023, no Ginásio Dom Bosco (na UniSales – Centro Universitário Salesiano), bairro Forte São João, em Vitória-ES. A organização pede que os fiéis levem pão embalado para ser abençoado e partilhado; e também panela e colher de pau para o “panelaço contra a fome”.
Serão abordadas as diferentes necessidades que nossa população padece.
- Moradia – lembra da condição das pessoas em situação de rua;
- Justiça – critica a lentidão dos processos de reparação dos crimes ambientais que poluíram o Rio Doce;
- Respeito – cita a intolerância religiosa contra religiões de matrizes africanas;
- Dignidade – pessoas encarceradas em condições desumanas e insalubres nas unidades prisionais;
- Igualdade – para as mulheres vítimas da violência doméstica e as vítimas de preconceitos
- Emprego – precarização dos direitos trabalhistas;
- Distribuição de renda
“Ao longo das décadas a Campanha da Fraternidade tem sido um sinal profético na igreja e na sociedade, iluminando os mais diversos temas que afetam a nossa vida eclesial e social, refletindo sobre a ação da Igreja no mundo”, destaca o Pe. Kelder Brandão, coordenador do Vicariato para Ação Política, Social e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória.
Cristian Oliveira (com informações da CNBB e Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória).