.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

08/02/2023

Abertura da Campanha da Fraternidade 2023 em Vitória terá panelaço contra a fome

Compartilhar:

Paz e Bem.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 na Quarta-Feira de Cinzas, quando a Igreja inicia o tempo da Quaresma, um dos mais importantes para o calendário litúrgico. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Tem como objetivo principal, sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Essa é a terceira vez em que a “fome” é o tema da Campanha da Fraternidade na Igreja do Brasil. A primeira foi em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, onode trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema “Pão para quem tem fome”.

Infelizmente, a situação da fome se agravou porque há uma cultura de indiferença e falta de empatia que, muitas vezes, é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não é possível entender a urgência da fome dos outros e mesmo assim, muitos ainda julgam aqueles que passam fome a partir de um olhar meritocrático e privilegiado.

Nesse sentido, a CF 2023 busca colocar em prática alguns verbos importantes para o enfrentamento à fome. O primeiro é de compreender a realidade da fome, tentando revelar as causas estruturais, indicando as contradições de uma economia que mata pela fome. Depois, aprofundar as discussões evangélicas, acolhendo aquele que pensa diferente e juntos encontrando maneiras de estimular iniciativas que combatam a fome, como sendo um doador da Campanha Paz e Pão, por exemplo.

Ainda no exercício da fraternidade, três verbos são fundamentais: reconhecer, fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; e mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.

No Espírito Santo, a realidade da fome infelizmente é muito presente em diversas comunidades não apenas da Grande Vitória, mas também em cidades no interior do Estado. Não é preciso ir muito distante para encontrar alguém na rua estendendo a mão e pedindo alimento para saciar a fome.

A Campanha Paz e Pão é uma iniciativa arquidiocesana permanente contra a fome e pela inclusão social. Por meio do Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica, fiéis, movimentos e entidades populares se mobilizam afim de amenizar o sofrimento causado pela fome. Ao todo, as 6 Áreas Pastorais da Arquidiocese (que alcançam 15 municípios), 90 Paróquias e 1022 Comunidades, além de várias pastorais, grupos de voluntários e comissões, são contempladas com a campanha.

A Arquidiocese de Vitória realiza no próximo dia 26 de fevereiro (domingo) a Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2023, no Ginásio Dom Bosco (na UniSales – Centro Universitário Salesiano), bairro Forte São João, em Vitória-ES.

A organização pede que os fiéis levem pão embalado para ser abençoado e partilhado; e também panela e colher de pau para o “panelaço contra a fome”.


Cristian Oliveira (com informações da CNBB e Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória).

NOTÍCIAS

Paz e Bem. A tradicional Missa da Saúde celebrada no Campinho do Convento da Penha na tarde desta quarta-feira (26), reuniu muitos fiéis, especialmente pessoas com mobilidade reduzida, idosos e

Paz e Bem. O Convento da Penha viveu um momento marcante na noite do último sábado (22). Cerca de 80 voluntários participaram de uma formação para Ministros Extraordinários da Sagrada

Paz e Bem. A Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo foi celebrada com muita alegria no Convento da Penha. Pela manhã, a tradicional Missa dominical das 9 horas foi

Paz e Bem. Na tarde do último sábado (22), o Convento da Penha acolheu milhares de peregrinos e peregrinas para Missa de Encerramento das Atividades Pastorais da Arquidiocese de Vitória