• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • “A porta estreita é o caminho da justiça”, afirma Frei Gabriel na Missa da Saúde

Notícias

29/10/2025

“A porta estreita é o caminho da justiça”, afirma Frei Gabriel na Missa da Saúde

Compartilhar:

Paz e Bem.

A tarde desta quarta-feira (29) foi marcada pela tradicional Missa da Saúde, celebrada no Campinho do Convento da Penha e presidida por Frei Gabriel Dellandrea, OFM. Reunidos diante do altar, rodeados pelo verde da montanha e o azul do horizonte do mar, fiéis elevaram suas preces por saúde física, espiritual e emocional, especialmente intenções pela paz.

O Guardião do refletiu sobre o Evangelho (Lucas 13,22-30) que fala da porta estreita e sobre a verdadeira dimensão da salvação. “Jesus não divide as pessoas por origem, grupo ou condição, mas convida todos a entrarem pela porta estreita, que é o caminho da fé e da justiça. Inspirando-se em uma história contada por Ariano Suassuna, Frei Gabriel comparou a tendência humana de classificar as pessoas. “Ariano disse que, certa ocasião, ele encontrou-se com uma mulher, uma pessoa que perguntou para ele: ‘Ariano, você já foi na Disney?’ E ele disse que não. E ela olhou surpresa para ele e falou ‘mas como pode? Você ainda não foi para a Disney?’ E aí o Ariano conta, naquele vídeo, que ele entendeu que aquela mulher, ela divide os seres humanos em duas classes, os que já foram na Disney e os que não foram na Disney, sendo que ela considera que aqueles que já foram na Disney são melhores do que os que não foram”.

“Ora, irmãos e irmãs, – continua Frei Gabriel -, com essa história, o que eu quero dizer? Nós, às vezes, temos essas classificações de seres humanos, classificamos aqueles que gostam disso e aqueles que gostam daquilo, aqueles que já viveram a experiência ou aqueles que ainda não viveram. Os participantes de ECC, EJC, ou quem participou e quem ainda não participou, a gente divide. E Jesus, aqui nesse Evangelho, ele tem uma conversa, não com uma pessoa que divide o mundo entre quem já foi na Disney e quem não foi na Disney, mas, no caminho que ele fazia para Jerusalém, uma pessoa lhe perguntou: ‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’ Esta pergunta é bastante interessante, porque no contexto de Jesus, havia uma certeza que era quase que uma… Algo que não podia ser mexido, imutável. Na mesa do Reino dos Céus, se sentarão pessoas vindas do Oriente e do Ocidente, botafoguenses e flamenguistas… Não haverá distinção de raça, nação ou preferência. O que Deus quer é o coração aberto e justo”, afirmou.

Segundo Frei Gabriel, a verdadeira exclusão do Reino não vem de fora, mas nasce dentro do coração humano. “Qual é o único grupo de pessoas, que não pode alcançar a salvação? Flamenguistas, fiquem tranquilos, não são vocês, tá bom?”, disse Frei Gabriel em tom descontraído. “Mas tem um grupo de pessoas, que não pode entrar. Que são os que praticam a injustiça. É interessante, que Jesus, justamente utiliza, essa condição. Por que o injusto, é aquele, que se coloca como juiz? E as vezes nós, fazemos aquilo que aquela mulher fez, com Ariano Suassuna. Dividimos o mundo, entre categorias de pessoas, e taxamos isso, como verdade de fé, não nos abrimos a outras possibilidades. É claro, irmãos e irmãs, que devemos sim, ter um olhar consciente, sobre as pessoas. Mas a palavra final, e o julgamento final, cabe a Deus. O injusto, é portanto aquele, que não consegue sair, do seu próprio campo de visão. E esses, infelizmente, não poderão, fazer parte da mesa. E a porta estreita, é portanto, o caminho da justiça”, disse.

Ele convidou os fiéis a fazerem uma autocrítica sobre as “divisões” criadas no cotidiano e a buscarem viver a justiça do Evangelho: “A porta estreita é, portanto, o caminho da justiça. É difícil fazer o que é certo, mesmo quando parece mais fácil seguir o errado. Mas é esse esforço que nos conduz ao Reino. O único motivo, que pode, fechar-nos a porta, do banquete do céu, é a injustiça. E se olharmos, por esse prisma, fica pesado. Então, olhemos pelo outro prisma, que é o que o senhor, quis nos convidar. A porta, do reino dos céus, está aberta, a todos. Basta, que vivamos, a justiça. ‘Ah, mas eu tenho muita coisa, para ajeitar’. Mas o senhor, só quer de nós, o começo. E ele, nos honrará, no caminho. Porque como, ouvimos na primeira leitura (Romanos 8,26-30), é o espírito, que fortalece, a nossa caminhada de fé. É o espírito, que nos dá a força. E nós, nos colocamos, nesse caminho, de bem-aventurança. Não, tendo, a ilusão, de que vamos acertar, sempre. Mas, nos colocamos, no caminho, da bem-aventurança, da justiça. No caminho, da fé. Porque queremos, fazer parte, do reino de Deus. Passamos, agora, pela porta estreita, das decisões difíceis, da nossa vida, para experimentarmos, um dia, a largueza do céu. O lugar, que Deus preparou, para nós, no dia, da nossa, ida definitiva, ao encontro, com Ele. Mas, enquanto, peregrinamos por aqui, de porta estreita, em porta estreita, fazemos, a nossa adesão de fé. Portanto, irmãos e irmãs, não caiamos no risco, de dividir as pessoas, entre quem, já foi para a Disney, ou não foi. Quem, para torce, aquele time, ou não torce. Na lógica, do reino de Deus, quem se abrir, a graça de Deus, e quem com coragem, buscar a justiça, e entrar pela porta estreita, terá a oportunidade, de ir para o banquete dos céus. E essa é a nossa esperança. Tem lugar para todos nós”, finalizou.

Após a oração depois da Comunhão, Frei Gabriel rezou pela paz e concedeu a Bênção de Nossa Senhora da Penha, especialmente também para aqueles que acompanhavam pela internet, recordando a situação no Rio de Janeiro. Além de apresentar novamente aos fiéis a nova identidade visual do Convento.


NOTÍCIAS

Paz e Bem. Neste domingo, dia 2 de novembro, a Igreja celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos, é o Dia de Finados. Uma celebração em que os cristãos recordam com

Paz e Bem. Na manhã deste domingo (26), o Campinho do Convento da Penha acolheu fiéis para a Santa Missa das 9h, a tradicional celebração que reúne devotos, romeiros e

Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário, Mãe Admirável, Mãe do Santuário. O mundo sem fé na dor se consome, ajuda esse mundo com o Terço dos Homens. Na tarde

Paz e Bem. Durante a Missa da Saúde celebrada na tarde desta quarta-feira (22), no Campinho do Convento da Penha, o Frei Robson de Castro refletiu sobre a mensagem de