A palavra é gratidão! Padre Rafael preside Missa no Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Fraternidade do Convento da Penha teve a grata satisfação de acolher na tarde desta segunda-feira (27) o novo presbítero da Arquidiocese de Vitória, Padre Rafael Martins do Nascimento. O jovem sacerdote foi ordenado na manhã do último sábado (25), na Catedral Metropolitana de Vitória e escolheu o Convento como local de uma de suas primeiras Missas.

O Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, Padre Jorge Campos também esteve presente e fez a homilia. Os padres Evandro Sagrilo e Rodrigo Chagas (que também foi ordenado no dia 25) também participaram da Missa concelebrando. Todos distanciados conforme exigências sanitárias e sob os protocolos de enfrentamento ao coronavírus.

A Celebração teve um tom bastante vocacional, isto porque, além dos cantos bem característicos, Padre Rafael viveu com intensidade sua vocação aos pés de Nossa Senhora, sua grande intercessora e motivo de persistência na missão de ser sacerdote da Igreja, bem como do povo de Deus. O canto inicial já foi introduzindo a reflexão da Missa:

“Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz, e serás servo de cada homem. Servo por amor, sacerdote da humanidade”, diz trecho da canção.

Foi o que justamente fez o jovem Rafael. Manifestou a vontade de ser padre, sem nem saber como iria realizá-la e se empenhou no serviço da sua comunidade Nossa Senhora Aparecida do bairro Canaã, atuando principalmente na catequese. Ele cresceu vendo os frades capuchinhos – que cuidavam de sua paróquia -, mas seu desejo sempre foi ser padre diocesano.

O novo padre ficou muito feliz em presidir uma Celebração Eucarística no Convento. “Desde já agradeço por poder estar aqui na Casa da Mãe, estou muito emocionado e aqui foi meu refúgio para descobrir minha vocação”, disse o Padre Rafael.

Durante a homilia, o Reitor do Seminário direcionou ao novo sacerdote algumas palavras de encorajamento e incentivo à vida dedicada inteiramente ao Senhor. “O Padre Rafael escolheu este local para celebrar uma de suas primeiras Missas principalmente porque aqui é um lugar muito importante para ele, para nós e para nosso seminário, é o Seminário de Nossa Senhora da Penha. A palavra que eu gostaria que você guardasse no seu coração é: GRATIDÃO. Gratidão. Guarde essa palavra no coração e viva essa palavra. Em tudo dai graças! Saber agradecer, agradeça a Deus por tudo e agradeça ao povo por tudo”, iniciou.

“A gente se reporta exatamente essa gratidão àquela que te acompanhou por todo esse tempo com amor de Mãe. Você sendo ordenado sacerdote, um dos primeiros lugares que você deseja vir é à sua Casa”, comentou o padre Jorge ao jovem padre Rafael.

Padre Jorge explicou que geralmente as primeiras Missas contam com participação de um padre amigo, um padre convidado para que o neo-presbítero se concentre mais na Liturgia Eucarística. Para ele, é motivo de muita honra e satisfação. O formador falou ainda que é preciso estar sempre atento ao “ponto gerador”, ou seja, não esquecer o ponto de partida, de onde saiu, da comunidade, da paróquia que viveu antes de se tornar sacerdote.

Antes da Bênção Final, Padre Rafael fez um pedido direcionado aos jovens, um chamado vocacional. “Continuem rezando pelas vocações religiosas, sacerdotais, vocações franciscanas, diocesanas… A Igreja de Deus precisa de pastores, como diz nosso bispo emérito Dom Luiz Macilha ‘pastores, padres santos’. Jovem, você que está assistindo a Missa não tenha medo de dar o passo, não tenha medo de dizer o ‘sim’ a Deus, confie em Deus pois Ele tudo te dará, o que necessitamos. Procure os freis ou procure nosso Seminário!”, pediu.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts