Paz e Bem!
Com o tema “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, o Convento da Penha, em Vila Velha, em consonância com a Igreja no Brasil, está acolhendo ao longo desta semana, membros dos serviços e movimentos ligados à Pastoral Familiar da Arquidiocese de Vitória.
Nesta segunda-feira (12), os casais Josemar Araújo do Nascimento e Noélia do Nascimento; Adelson Simões Pinto e Zilma Ramos Pinto, representantes do Ministério para as Famílias da Renovação Carismática Católica, participaram da Missa das 15 horas, que foi presidida pelo Frei Robson de Castro Guimarães.
Josemar e a esposa Noélia representam o Ministério para as famílias. Ele falou sobre a motivação da semana das famílias. “Nós, como Ministério para as Famílias, entendemos como primordial essa ação que é feita todos os anos, através da comissão vida e família, dessa Semana Nacional da Família. É uma forma de dar visibilidade e de certa forma levar para as famílias que estão afastadas, distantes da caminhada, resgatando valores de família, porque a família é o esteio, a base para vivermos uma relação em sociedade e para fortalecermos os laços, vínculos em casa. Porque tudo começa e termina em casa”.
“O objetivo do Ministério para as Famílias é formar famílias e evangelizar famílias. As famílias são evangelizadas no Grupo de Oração e lá dentro, nós temos conhecimento das famílias que estão necessitadas de oração, da nossa atuação. Então nós saímos para visitar essas famílias, fazemos a ‘visita de Nossa Senhora’ e buscamos ter o contato das famílias e atuamos nessa evangelização”, destacou o o casal Adelson e Zilma.
Na homilia, Frei Robson falou qual é o papel dos filhos para com os pais. “Nós filhos, temos a tendência, quando nos tornamos adultos, de querermos corrigir sempre os nossos pais. Nossos pais não estão lá para serem corrigidos, não! Qual é o papel dos nossos pais diante de nós, filhos? Serem amados e nada mais, não importa! Se ele é assim ou não, não interessa. E muitos filhos e filhas saem, perdem o contato e o convívio com seus pais, vão para o exílio fora do amor, por causa de bobagem, arrogância, prepotência, vaidade, besteira!”.
Frei Robson ainda elencou três ‘portos seguros’ importantes para a vida cristã. “A família é nosso porto seguro, o pequeno grupo de amizade que nós temos e a religião a qual nós fomos educados na fé. Esses são nossos três portos seguros, o resto é uma mentira e uma ilusão que nos vendem e que muitas vezes compramos como verdade absoluta”, afirmou o Frei.
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), responsável por animar a celebração da Semana Nacional da Família em todo o Brasil, deseja favorecer a oportunidade de as famílias vivenciarem momentos de oração, de confraternização e de visitas aos que estão afastados.
A programação da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Vitória vai até o próximo sábado, quando será realizada mais uma edição da Romaria das Famílias ao Convento. O início será às 12h30 com concentração no Santuário de Vila Velha e caminhada de 3km até o Campinho, com a Missa de Encerramento às 15h presidida pelo Arcebispo Dom Frei Dario Campos.