• Início
  • /
  • Formação
  • /
  • Frei Luiz Flávio: “em tempos de pandemia, a Palavra de Deus nos revigora”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

27/04/2020

Frei Luiz Flávio: “em tempos de pandemia, a Palavra de Deus nos revigora”

Compartilhar:

Paz e Bem!

Como de costume, centenas de fiéis acompanharam a Celebração da Eucaristia na manhã deste domingo (26/04), o 3º da Páscoa do Senhor, através da transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram do Convento da Penha. A Missa foi presidida pelo capixaba Frei Luiz Flávio Adami Loureiro com a participação dos confrades.

A acolhida foi feita pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, o outro capixaba que já está bastante familiarizado com as redes sociais, isto porque ele fala diretamente com o público de casa, além de promover momentos de interação pedindo que os fiéis façam subir “joinhas, coraçõezinhos e vivas” para Nossa Senhora da Penha. O povo que sempre acompanha, enche a tela de amor e carinho à Mãe das Alegrias.

Na homilia, Frei Luiz chamou atenção das situações em que o cristão, quando chamado para a missão, precisa enfrentar os desafios sem esmorecer e sem desistir, a exemplo de Pedro, que na Primeira Leitura é apresentado como aquele que testemunha o Cristo Ressuscitado, o verdadeiro Deus e enviado em missão, como discípulo missionário, tem primeiro a experiência com o Senhor. “Assim também nós, precisamos ter a experiência de Jesus em nossa vida. Quem não faz esta experiência não está avaliado para ser missionário! Por que? Porque qualquer embate, qualquer dificuldade ela esmorece”, completou.

O frade capixaba disse que o Evangelho, em uma das partes mais bonitas, fala dos Discípulos de Emaús. “Todos nós somos assim, passamos por decepções, uma decepção aqui, outra ali… Isso ocorre quando colocamos confiança apenas numa situação ou numa pessoa. Ficamos tristes, cabisbaixos, decepcionados… Mas Jesus mostra, nos discípulos de Emaús (que querem o mais fácil, o mais cômodo), que através da Palavra de Deus, ela já estava vivificando o coração daqueles que creem…”

Por fim, Frei Luiz Flávio afirmou que mesmo diante da dificuldade que estamos vivendo, em tempo de pandemia, desanimados e tristes, devemos “ter esperança dum tempo novo, porque a Palavra de Deus nos revigora, nos eleva. Ela vem nos ensinar a caminhar com Jesus, uma caminhada perseverante, não só nos momentos bons, mas nos momentos difíceis que vivemos. Jesus é o nosso grande amigo, aquele que mostra todo seu amor, por isso que Ele diz ‘eu chamo vocês de amigos’, ou seja, o amigo tem uma relação muito íntima com o outro”, animou o sacerdote que falou ainda aos que estão em casa aflitos por não estarem podendo receber a Eucaristia. “‘Mas eu não tô recebendo a Eucaristia… (lamentou) mas eu estou vivendo a Eucaristia’, como? Quando eu comungo dos meus irmãos que estão sofrendo a mesma situação que eu, você e todos nós que estamos vivendo essa situação. Essa comunhão é válida, Jesus está aí, Jesus está presente, está no coração de você meu irmão e minha irmã”.

Veja a homilia completa abaixo

Ao longo da semana, de segunda a sexta, a fraternidade do Convento tem um encontro marcado às 15h, com a Celebração da Santa Missa. Aos domingos, a Missa é celebrada às 9h.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. A memória de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular, foi celebrada com alegria na tradicional Missa da tarde na Capela do Convento da Penha.

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso

Paz e Bem. Fiéis da Paróquia São João Batista, da cidade de Aracruz, região norte do Espírito Santo (Diocese de Colatina), realizaram na manhã deste sábado (15) uma Peregrinação ao