Paz e Bem!
Celebramos hoje o Dia da Bíblia, dia em que voltamos nosso coração, para mais intensamente, ouvirmos o que Deus nos fala… Que a Palavra de Deus abra os nossos olhos e nossos ouvidos para encararmos a realidade que vivemos, colocando em prática o projeto do Senhor e ouvirmos o clamor daqueles que sofrem.
No Evangelho de Lucas 16, 19-31, neste 26º Domingo do Tempo Comum, vamos ouvir a Parábola do rico e do pobre Lázaro, que comporta um apelo à conversão, especialmente dirigido a quem está tão preocupado com os prazeres desta vida, a ponto de se tornar insensível às carências de seus semelhantes, os mais pobres.
É exigência de profunda transformação social! As palavras de Jesus, clamam por justiça e solidariedade, propõem a extinção dos abismos da indiferença, da discriminação, da intolerância, da desigualdade… Derrubar os muros que separam pessoas e povos, e criar povos que unam diferenças, desarmando os espíritos.
Diante dos bens materiais, o modo como administrar nossa vida [nossa missão], diante da morte, ninguém é mais do que ninguém, esta regra vale para todos.
O convite de Jesus no Evangelho é que possamos romper barreiras, abrir caminhos e nos aproximarmos dos pobres, dos necessitados, dos irmãos que mais sofrem. Deus é Deus no próximo, é Deus no irmão que mais sofre.