• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Missa da Saúde reúne fiéis no Convento da Penha e destaca a misericórdia como caminho de cura

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

10/06/2026

Missa da Saúde reúne fiéis no Convento da Penha e destaca a misericórdia como caminho de cura

Compartilhar:

Paz e Bem! Fiéis participaram, na tarde desta quarta-feira (10), da tradicional Missa da Saúde no Campinho do Convento da Penha. A celebração eucarística reuniu devotos de Nossa Senhora da Penha que, mais uma vez, confiaram ao Senhor seus pedidos de cura, restauração e fortalecimento espiritual. A celebração foi presidida pelo Vigário do Convento da Penha, Frei Evaldo Ludwig.

Logo no início da homilia, Frei Evaldo partilhou com os presentes sua própria experiência de recuperação após uma cirurgia recente e também de um quadro gripal. A partir dessa vivência, destacou que a busca pela saúde deve abranger não apenas o corpo, mas também a mente e o coração. Inspirado pelas leituras da semana, o frade recordou o chamado de Deus à transformação interior, fundamentado na misericórdia.

Tomando como base a passagem bíblica em que Jesus afirma: “Eu quero misericórdia e não sacrifício”, Frei Evaldo explicou que a verdadeira conversão acontece quando a pessoa permite que Deus transforme sua vida de dentro para fora. Segundo ele, muitas enfermidades emocionais e relacionais têm origem na falta de misericórdia, especialmente na dificuldade de amar a si mesmo.

Durante a reflexão da homilia, ele ainda ressaltou que o mandamento de amar o próximo como a si mesmo revela a importância do amor-próprio saudável. “A falta de misericórdia está diretamente ligada à falta de amor por nós mesmos”, afirmou. Para ele, muitos dos conflitos que marcam a sociedade atual, desde as guerras até os desentendimentos familiares, nascem dessa incapacidade de reconhecer o próprio valor diante de Deus.

Frei Evaldo também convidou os fiéis a refletirem sobre a forma como tratam a si mesmos. Utilizando exemplos simples do cotidiano, explicou que muitas pessoas oferecem sempre o melhor aos outros, mas aceitam qualquer coisa para si. Segundo ele, reconhecer a própria dignidade é um passo fundamental para a cura interior e para o desenvolvimento de relacionamentos mais saudáveis.

Ao abordar os desafios da sociedade contemporânea, o frade chamou atenção para o crescimento da raiva, da intolerância e da agressividade, frequentemente alimentadas pelas redes sociais e por ambientes marcados pelo conflito. Ele destacou que a misericórdia é o melhor antídoto para esses males e que a saúde emocional depende da capacidade de cultivar a paz, a paciência e o equilíbrio nas relações.

Outro aspecto enfatizado durante a homilia foi a importância de saber pedir e receber ajuda. Recordando sua recente recuperação, Frei Evaldo partilhou que precisou contar com o auxílio dos confrades em diversos momentos e destacou que aceitar o cuidado dos outros também faz parte do processo de cura. “A ajuda que eu faço e a ajuda que eu recebo são caminhos de cura nos nossos relacionamentos humanos”, afirmou.

A misericórdia, segundo o vigário, se manifesta em três atitudes fundamentais: olhar, aproximar e cuidar. Para ele, quando esses verbos passam a fazer parte da vida cotidiana, a pessoa consegue superar o individualismo, enxergar melhor as necessidades do próximo e também cuidar da própria saúde física, emocional e espiritual. “Não existe melhor antídoto para ver o mundo e para dar gosto à vida do que ser misericordioso”, ressaltou.

Ao final da celebração, Frei Evaldo confiou a intercessão de Nossa Senhora da Penha todos aqueles que necessitam de cura. O frade incentivou os participantes a cultivarem uma vida ativa, de oração, convivência e esperança, lembrando que o isolamento favorece o adoecimento. “Engrenagem que não se move enferruja”, concluiu, convidando todos a seguirem caminhando na fé e na misericórdia, encontrando em Deus a força necessária para enfrentar as dificuldades da vida.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Centenas de fiéis participaram, na última quinta-feira, 4 de junho, da Solenidade de Corpus Christi no Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração, uma das mais

Paz e bem. O Convento da Penha, principal santuário mariano do Espírito Santo, celebra nesta quinta-feira, 4 de junho, a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do

Paz e Bem. No 135º aniversário da “Rerum novarum”, o Pontífice reflete, em sua primeira encíclica, “Magnifica Humanitas”, sobre a Doutrina Social da Igreja na era da inteligência artificial. O

Paz e Bem. A Solenidade de Pentecostes foi celebrada na manhã deste domingo (24), às 9h, no Campinho do Convento da Penha, reunindo fiéis para recordar a descida do Espírito

Tags: