Paz e Bem.
Inspirada no Evangelho de Marcos 1,29-39, a celebração tradicional das tardes de quarta-feira no Campinho do Convento reuniu centenas de fiéis, neste dia 14 de janeiro. A Missa da Saúde foi presidida pelo Frei Gabriel Dellandrea, Guardião e contou com a presença do Frei Pedro Engel. Muitos idosos, pessoas com mobilidade reduzida e visitantes que passam férias em terras capixabas participaram.
Na reflexão, ao destacar o episódio em que Jesus cura a sogra de Pedro, Frei Gabriel disse que a missão de Jesus vai além de “curandeiro”, ou “milagreiro”, “padeiro”, tampouco um “exorcista”. “Jesus não quer só ser um curandeiro. Assim como ele não é um padeiro que multiplica pão o tempo inteiro, como ouvimos na multiplicação dos pães. Assim como ele também não é um exorcista que expulsa demônios o tempo inteiro, embora ele também faça isso. Ele é o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, aquele a quem nós depositamos a nossa fé. Curando ou não, Ele continua sendo Deus. Multiplicando o pão ou não, Ele continua sendo Deus. Expulsando o demônio ou não, ele continua sendo Deus. Ele não é Deus porque expulsa, Ele não é Deus porque cura, Ele não é Deus porque multiplica o pão”.
“Realizando essas ações, – continua Frei Gabriel -, Ele é o Filho de Deus e realiza sinais de como será o céu, o caminho que nós nos colocamos, ou melhor, o destino do caminho que vivemos aqui nesta terra. Portanto, irmãos e irmãs, quando olhamos esse evangelho de Jesus, das curas, da sogra de Pedro e de tantos outros, nós não devemos ver apenas um curandeiro, mas o Filho de Deus que vem para mostrar através dos sinais que Ele realiza como será o céu. E já nos oportuniza aqui nesta terra as pequenas provinhas para sentirmos como que nós podemos nos aproximar da ação de Deus no céu.
Na sequência, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, enfatizou que as realizações de Jesus aproximam os cristãos da Eternidade, sentindo assim um “gosto do céu”. “Olhemos ao nosso redor, olhemos na nossa vida, com certeza temos uma coleção de coisas realizadas pelo Senhor que fazem com que nós sintamos um pouquinho do gosto do céu. Olhemos para a nossa vida e percebamos que o Senhor, com certeza, muitas vezes, já curou, já multiplicou o pão, já tirou de nós o espírito do mal. Essas pequenas ações e esse sentimento de gratidão antecipam como será o céu. A alegria onde nunca faltará pão, onde não haverá mais doença e o mal nem vai chegar perto. E o que cabe a nós, além disso? A postura de Samuel. Convidados todos pelo Senhor, ele nos convida para que nós também multipliquemos as ações da antecipação do céu aqui nessa terra. E sejamos também nós um sinal do céu aqui nesta terra, através da generosidade, da caridade, do perdão, da alegria e da paz”, finalizou.





































