• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Fraternidade do Convento promove encontro com coordenadores de equipes e serviços

Notícias Igreja Pelo Mundo

21/10/2025

Fraternidade do Convento promove encontro com coordenadores de equipes e serviços

Compartilhar:

Paz e Bem.

A fraternidade franciscana do Convento da Penha realizou, neste início de semana, um encontro formativo com coordenadores de equipes e serviços. Voluntários e colaboradores que atuam nas diversas frentes de trabalho, como comunicação, transporte, Associação dos Amigos do Convento, manutenção, acolhida, liturgia, ministros da Sagrada Eucaristia, entre outros grupos, conheceram mais sobre reestruturação administrativa que o Santuário está passando.

Essa nova etapa do Convento envolve sobretudo o estabelecimento de diretrizes e o fortalecimento de uma comunicação eficiente, de modo que a acolhida, a evangelização e as iniciativas que propagam a devoção à Virgem da Penha, possam ser ainda mais profissionais. Na prática, os agentes que trabalham no Convento, seja trabalho voluntário ou remunerado, entendem que o local é, por excelência, um Santuário de peregrinação, de oração e de fé. Assim, com sua missão de evangelizar, é onde duas realidades se encontram: a realidade humana com a maternidade divina.

“Quando o romeiro, o devoto ou mesmo o peregrino chega ao Convento ele se encontra com o próprio Deus e com a sua Santíssima Mãe, ou seja, é uma experiência de fé. É verdade que o Convento recebe pessoas que não visitam pela fé, querem apenas um foto ou vão pelo turismo, por exemplo, mas a primeira dimensão do Convento é a religiosa. O Convento é um refúgio de fé”, destaca Frei Gabriel Dellandrea.

Para o Guardião e Reitor do Convento, o encontro com os coordenadores é reflexo de uma gestão preocupada com cada detalhe que faz a diferença, pois “em cada sorriso, na palavra de acolhida, na informação dada, na liturgia celebrada, no cuidado com os espaços e em tantas outras ações, através das pessoas, o Convento reflete a espiritualidade franciscana”.

Os Freis Paulo César Ferreira, Vigário do Convento e Jorge Lázaro, Ecônomo, também participaram da conversa. O encontro foi dividido em quatro momentos. O primeiro, resgatou um pouco da história do Convento desde a chegada de Frei Pedro Palácios em 1558 e recordou a identidade da presença franciscana no Santuário, ressaltando que o Convento não é apenas um destino turístico ou de peregrinação, mas sim é uma casa de oração, um refúgio, um local de memória viva, de história preservada.

O segundo momento tratou da definição da “missão”, “visão” e “valores” do Convento, isso possibilita uma organização institucional interna e principalmente possibilita a todos a experiência da fé que acolhe, da esperança que renova e do amor que transforma. Nesse sentido, a “missão” consiste em solidificar a devoção à Nossa Senhora da Penha, sendo refúgio de fé, oração e acolhimento à luz da espiritualidade franciscana. Já a “visão”, busca fazer com que o Convento se mantenha como patrimônio espiritual e cultural. E os “valores”, destacam a Solidariedade; Organização e Oração; Missão; Obediência e Ousadia; e Simplicidade.

A apresentação da nova identidade visual do Convento foi a grande novidade da terceira etapa da reunião. Os coordenadores conheceram o conceito da escolha das cores e a explicação de cada elemento da nova marca (que será apresentada ao público em breve), além da aplicação em toda comunicação, placas, ambientes e informativos digitais ou impressos do Santuário.

Por fim, a última etapa trouxe o planejamento estratégico que nasceu depois de uma “escuta”. A partir dele, o Convento passa a promover uma reunião mensal para “pensar o próximo mês”, ou seja, todas as atividades previstas e agendadas serão elaboradas e pensadas em conjunto. Uma romaria, por exemplo, será levada para a reunião de pauta afim de que todos os agentes necessários para tal demanda saibam e preparem seus serviços para atender.  O planejamento estratégico é fundamental para definir os objetivos e organizar as ações para garantir assertividade.

“Escuta” é sinônimo de sinodalidade, ou seja, em tudo há presente uma moral cristã, teológica e eclesial. A fraternidade do Convento sempre quer primeiro ouvir, escutar, dialogar e compreender quais melhores caminhos a seguir, por isso traçar um planejamento, uma estratégia garante êxito no futuro.

Ao final da reunião, o superintendente do IPHAN Joubert Jantorno Filho, falou sobre a importância do Convento agora ter “diretrizes” que definem um foco. “Para o IPHAN é fundamental esse processo de organização institucional, a definição da missão, valores, a visão do Convento. Isso é importante porque muitas atividades que são construídas e que chegam até o IPHAN, como ações que querem ser construídas no entorno desse Convento, precisam ser analisadas, considerando a ambiência, considerando a finalidade do Convento, considerando aquilo que o Convento quer transmitir para a sociedade. O objetivo do IPHAN, primeiro, é preservar a memória, a história e o patrimônio e as ações dentro do Convento e ao entorno do Convento devem se comunicar com os objetivos desse monumento. Então, terão ações e atividades que não se comunicam com o patrimônio ou o que acontece nesse entorno”, comentou.


NOTÍCIAS

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso

Paz e Bem. Fiéis da Paróquia São João Batista, da cidade de Aracruz, região norte do Espírito Santo (Diocese de Colatina), realizaram na manhã deste sábado (15) uma Peregrinação ao

Paz e Bem. Celebrando a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão, milhares de fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a tradicional Missa das 9 horas.