.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

17/10/2025

Reflexão do 29º Domingo do Tempo Comum

Compartilhar:

.Paz e Bem.

A Igreja proclama neste 29º Domingo do Tempo Comum, o Evangelho de Lucas 18,1-8. “O Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”. O juiz era iníquo, contrário à equidade, perverso, não temia a Deus, nem respeitava as pessoas. O que impressiona na viúva é sua insistência no pedido de justiça. Ela não se desespera, nem se resigna, pois é sua única arma.

Resignar-se seria fazer o jogo da injustiça. É interessante notar que é audaz, a ousadia de sobrepor a Deus a imagem ou a figura do juiz injusto e egoísta. No entanto, a surpresa faz entrar-nos no essencial da parábola. Deus fará justiça sem demora. Sua bondade é infinita para quem nele confia. Os escolhidos ou o escolhido ou a escolhida na parábola deverá ser perseverante, persistente e confiante. Ela confia no Senhor justo e bom. Ela não desiste, porque ela tem certeza também pela fé, pelo dom da fé que ela tem. Ela tem a certeza de que vai obter do justo juiz a recompensa, a justiça que ela está suplicando.

E somente Ele tem o poder de conceder em abundância a recompensa. Recompensa àqueles que lhe suplicam confiantemente. Em outra ocasião, nós ouvimos também o Mestre Jesus falando, Se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu vos dará o Espírito Santo a quem lhe o pedir.

Assim também, nessa ocasião, pela parábola que nós estamos vendo, Se o juiz perverso atendeu o pedido por justiça da pobre viúva, perseverante e insistente, quanto mais o Senhor Deus dará a recompensa a quem lhe suplicar com total confiança, amor e fé. Irmãos e irmãs, a insistência, a confiança, a persistência faz com que aquela viúva pobre obtenha do juiz exatamente o que ela lhe pede, justiça. Porém, fica em aberto a resposta.

E o Senhor Deus também vai recompensar todo aquele, toda aquela pessoa, que por sua insistência, por sua perseverança, pela fé do dom, como dom de Deus que ela recebeu, ela vai alcançar, com certeza, dentro do seu pedido, a graça. Irmãos e irmãs, assim creio que nós participamos também da alegria, da paz do Senhor, da justiça. Pedimos para o mundo de hoje, a evolução, a transformação do mundo, assim por uma paz duradoura.

Confira a reflexão do Frei Claudino Dal’Mago.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Na manhã deste domingo, Dia Mundial dos Pobres, a Romaria da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Teixeira de Freitas (Bahia), lotou a Capela do Convento da

Paz e Bem. No final da manhã deste sábado, feriado da Proclamação da República, o Campinho do Convento da Penha recebeu peregrinos da Paróquia São Sebastião de Alto Guandu, Afonso

Paz e Bem. Fiéis da Paróquia São João Batista, da cidade de Aracruz, região norte do Espírito Santo (Diocese de Colatina), realizaram na manhã deste sábado (15) uma Peregrinação ao

Paz e Bem. Celebrando a Festa da Dedicação da Basílica do Latrão, milhares de fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a tradicional Missa das 9 horas.