• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • Dom Ângelo: todos os membros da Legião de Maria são evangelizadores

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

06/07/2025

Dom Ângelo: todos os membros da Legião de Maria são evangelizadores

Compartilhar:

Salve, Maria!

Na tarde do primeiro sábado de julho (5), o Convento da Penha acolheu o 23º Encontro da Legião de Maria, um movimento formado por leigos e leigas, que possui a identidade da oração e devoção à Nossa Senhora, além das muitas expressões de amor dedicadas a Santíssima Virgem. O encontro no Campinho teve início às 14h15, com a acolhida conduzida pelo Diretor Espiritual da Legião de Maria na Arquidiocese, Padre Adenilson Antônio Schmidt, que testemunhou sua vocação como uma obra da Legião, isto porque foi incentivado pelos familiares no início de seu despertar vocacional.

Na sequência, foi realiza a oração inicial da “Tessera” e em seguida, a meditação dos mistérios gozosos do Terço, com participação de legionários das três Dioceses (Cachoeiro, Colatina e São Mateus) e da Arquidiocese de Vitória (de todas as áreas pastorais). Ao final das orações, os fiéis rezaram a Ladainha de Nossa Senhora. A Oração da “Catena Legionis” e as orações finais aconteceram depois da Missa.

A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, concelebrada pelo Frei Gabriel Dellandre, Guardião da Penha e demais padres que acompanham o movimento no Estado. Na homilia, Dom Ângelo recordou a missão da Legião. “No seguimento de Jesus, vamos vivendo a fé, o amor e a esperança. Essa riqueza tão grande de tantos dons, tantos carismas, tantos ministérios, tantos grupos e associações que amam Jesus Cristo, O seguem, se tornam missionários e missionárias. Como é bom saber que também fomos escolhidos, amados e enviados como missionários. Por isso, primeiro agradecemos pela missão e vida da Legião de Maria, sua luta, persistência, perseverança, assumindo com coragem a missão, chamando outros a viverem este carisma, essa forma de seguir Jesus na vida da Igreja”.

O Arcebispo destacou que a peregrinação ao Convento neste Ano Jubilar, faz com que os legionários se tornem peregrinos como Maria. “O Jubileu da Esperança propõe que todos na igreja tenham muita esperança e a Legião de Maria também tem esperança, por isso, vocês subiram aqui ao Convento, para dizer a Maria, Nossa Mãe, que temos esperança, porque Maria nos trouxe o sua única e mais importante esperança que é o próprio Filho Jesus”.

Sobre o Evangelho (Lucas 10,1-12.17-20), Dom Ângelo afirmou que Jesus convida a todos a olhar a “messe imensa que é a humanidade”, onde cada um anuncia e constrói o Reino de Deus, portanto, “cada um de nós por essa vocação e missão, está colocando uma pedra nessa construção, no anúncio de Jesus e do seu Evangelho. ‘Pedi, pois ao Senhor da messe para que continue enviando operárias, operários, trabalhadores e trabalhadoras, evangelizadores’. Todos os membros da Legião de Maria são evangelizadores. Todos e todas são. Levam, anunciam, constroem o Reino de Deus em cada grupo, naquela organização que temos, nos encontros, na oração, na Palavra de Deus, nas atividades que se realizam. Por isso que a nossa Igreja é tão bela, tão bonita, porque todos fazem a sua parte, todos constroem alguma coisa, todos ajudam para que essa Boa-Nova que é Jesus Cristo vá chegando no coração das pessoas”, comentou.

“Jesus os enviou para onde Ele mesmo devia ir. Aonde nós vamos, já foi Jesus, já vai Jesus e irá Jesus. Onde está a Legião de Maria? Onde Jesus devia estar! É lá que vocês estão! Lá estamos nós! Nesta peregrinação, não percamos a esperança, estamos vivendo nossa fé, levando a devoção à Virgem Maria, construindo esse Corpo Místico do Senhor… Continuem firmes, perseverantes para que onde nós estivermos, Jesus está no meio de nós. A missão vai se realizando, o Evangelho vai sendo anunciado, testemunhado, o Reino de Deus, a presença de Deus vai sendo realizada”, disse o Arcebispo.

Por fim, Dom Ângelo lembrou o mandamento do Senhor para “anunciarem a paz” quando testemunharem Jesus. “A paz, a fé, o amor, a esperança, é isso que nós levamos quando levamos Jesus com sua mãe Maria, levamos todos esses dons e graças  e testemunhamos, anunciamos livremente para que todos possam acolher como de Jesus… Não podemos nos iludir. O anúncio do Evangelho é como Jesus diz”, pediu.

Padre Adenilson Antônio explicou como a Legião se organiza. “A Legião de Maria é constituída, pelo o que a gente chama de ‘Presidium’, ‘Cúria’, ‘Comicium’, ‘Régia’, ‘Senatus’… São vários nomes em latim, mas que tem como finalidade de se reunirem em torno de nossa Mãe Santíssima, tendo ela como modelo. É a oração do terço e a prática de boas ações, como visitas, caridade, oração, visita aos doentes… Não deixe de participar! É um lugar de encontro, serviço, de conhecimento e espiritualidade. Fazemos esse convite a todos, façam parte, procurem na paróquia, na comunidade, façam parte da Legião de Maria”, enfatizou.




NOTÍCIAS

Celebração marcou a apresentação do novo confrade à comunidade de fé, um convite à experiência da “cultura do encontro” e da conversão do olhar. Paz e Bem. A Fraternidade Franciscana

Paz e Bem. Inspirada no Evangelho de Marcos 1,29-39, a celebração tradicional das tardes de quarta-feira no Campinho do Convento reuniu centenas de fiéis, neste dia 14 de janeiro. A

Paz e Bem. O Papa Leão XIV encontrou-se na manhã desta quarta-feira (14/01) com os fiéis e peregrinos durante a Audiência Geral na Sala Paulo VI. O Santo Padre, como

A Festa do Batismo do Senhor foi celebrada na manhã deste domingo, 11 de janeiro de 2026, às 9 horas, no Campinho do Convento da Penha, reunindo milhares de fiéis