Notícias

17/02/2024

Arquidiocese vai abrir Campanha da Fraternidade neste domingo

Compartilhar:

Paz e Bem.

Em 2024, a igreja católica no Brasil comemora os 60 anos da Campanha da Fraternidade, que acontece ininterruptamente desde 1964, preparando os fiéis para o tempo da Páscoa.

A abertura da Campanha em Vitória acontece no próximo domingo (18), às 15h, numa celebração que será repleta de simbolismos em torno do tema central: a amizade social e fraternidade entre todas as pessoas.

A CF 24 tem como lema neste ano o versículo da carta de Mateus 23,8: “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Além disso, a Campanha, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem o objetivo de incentivar a prática de gestos concretos de fraternidade em prol dos que mais precisam e contra a injustiça, a violência, o preconceito.

Num dos momentos mais marcantes, o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, vai abençoar a água a será usada por um grupo de pessoas de diferentes raças e nacionalidades que fazem parte da história do Espírito Santo, para aspergir sobre os presentes e também abençoá-los.

O que inspira o conceito da Campanha em 2024 é o conteúdo da Encíclica do Papa Francisco, a Fratelli tutti, a carta em que o Sumo Pontífice retoma pontos essenciais da Doutrina Social da Igreja, principalmente a questão do bem comum, da dignidade da pessoa humana e da nossa irmandade.

Além disso, os demais momentos da celebração servirão para motivar a reflexão sobre temas sociais complexos em nosso Estado: desrespeito à dignidade dos moradores de periferias, a fome e a pobreza que assola muitos capixabas.

Ao final, todos os convidados receberão uma Carta Sobre a Melhor Política, assinada por bispos da Igreja no Estado, motivando a reflexão sobre a importância da dimensão social da política e da fé. Num ano eleitoral, a abordagem torna-se ainda mais relevante.

🙏🏼 Abertura da CF24
📅 18/02, domingo
⏰ 15h
📍Ginásio Dom Bosco (faculdade UniSales), Forte São João, Vitória (ES)

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Frei Claudino Dal’Mago presidiu a tradicional Missa da Saúde, no Campinho do Convento da Penha, na tarde desta quarta-feira (5). Centenas de fiéis, especialmente pessoas com mobilidade

🎶🎵 “A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação. Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição. Quando

Paz e Bem. Na tarde deste 1º de novembro, a Capela do Convento da Penha acolheu fiéis para a celebração da Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus,

Paz e Bem. Neste domingo, dia 2 de novembro, a Igreja celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos, é o Dia de Finados. Uma celebração em que os cristãos recordam com